ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara realiza extraordinária pela inclusão de Contagem no consórcio de vacinas

10 de março de 2021, por Leandro Perché

A Câmara Municipal recebeu, nesta terça-feira (09/03), um projeto de lei (PL) do Executivo que trata da inclusão de Contagem no consórcio de municípios brasileiros para a aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Com o objetivo de acelerar sua tramitação, considerando a urgência da medida, após a leitura do PL 06/2021 em plenário, os vereadores pediram a dispensa das análises das comissões parlamentares. E o presidente da Casa, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), convocou reunião extraordinária para esta quinta-feira (11/03), a partir das 09h, para apreciação da matéria em primeiro turno. Devido às ações de prevenção ao coronavírus, a plenária será remota, a partir de videoconferência, e transmitida ao vivo pelo Facebook.

O projeto “ratifica protocolo de intenções firmado entre municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do coronavírus; medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde”. Após essa confirmação, o protocolo se converterá em contrato de consórcio público e, com aprovação do PL, o Município também fica autorizado a abrir dotação orçamentária, a fim de ter recursos para ajudar a fomentar as compras.

Em mensagem que acompanha o projeto, a prefeita Marília Campos (PT) ressalta que “há urgente necessidade de vacinação em massa da população brasileira, não só para frear o iminente colapso generalizado na área da saúde, evitando mortes por desassistência, como também para retomar a atividade econômica geração de emprego e renda, e convívio social”.

Vereadores apoiam

Após a apresentação do projeto, alguns parlamentares pediram a palavra para enaltecer a iniciativa e pedir a aceleração da tramitação. O vereador Leo da Academia (PL) foi o primeiro a solicitar a dispensa dos pareceres jurídicos e técnicos, “diante da urgência da questão”.

Moara Saboia (PT) ressaltou a necessidade de reunião extraordinária e lembrou que, na última semana, seu mandato “apresentou PL no mesmo sentido, projeto autorizativo, mas, como há data limite para garantirmos a inclusão de Contagem no consórcio para compra de vacinas, a sugestão é que a gente faça mais uma reunião nesta semana para apreciar esse projeto”.

Os vereadores Zé Antônio do Hospital (PT) e Arnaldo de Oliveira (PTB) chegaram a sugerir a votação em primeiro turno naquela mesma reunião. No entanto, devido a vedações de prazo no Regimento Interno da Câmara – mínimo de 48 horas entre leitura e votação – e ao fato de os vereadores não terem ainda tomado conhecimento do texto do projeto, a votação ficou para esta quinta-feira (11/03), na expectativa de que seja apreciado em segundo turno e redação final na próxima terça-feira (16/03).

Judicialização do tema

Diante do cenário de piora nos números da Covid-19 em todo o país e das dificuldades na imunização em massa da população, a aquisição de vacinas foi judicializada e tratada em diversas instâncias do Judiciário.

Nesse contexto, em 24 de fevereiro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) referendou decisão de que os municípios também possuem competência constitucional para aquisição e fornecimento de vacinas nos casos de: descumprimento do Plano Nacional de Imunização pelo Governo Federal; e insuficiência de doses para imunização da população brasileira.

Na mesma linha, o Congresso Nacional aprovou, em 02 de março, o Projeto de Lei 534/2021, que autoriza a aquisição de vacinas pelos Municípios brasileiros. Diante disso, a criação do consórcio nacional é liderada e apoiada tecnicamente pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), e contaria com o interesse de 1.703 municípios, abrangendo mais de 125 milhões de pessoas – cerca de 60% da população brasileira.

A ideia é que o Consórcio Público facilite a aquisição de doses extras de vacina – com compras mais vantajosas do ponto de vista econômico, de contratos, escalas e prazos – para imunização mais rápida da população, além de contribuir com a aquisição de medicamentos, equipamentos e insumos necessários para o combate à doença.

* Foto: Fábio Silva/PMC

Veja mais notícias

Contagem quer endurecer regras contra furto de cabos e metais

Em julho deste ano, a Lei Federal nº 15.181/2025 tornou mais severas as punições para os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equi...

27 de agosto, por Lorena Carazza

PL atualiza Política de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Foi aprovado nesta terça-feira, 26/08, o Projeto de Lei 62 de 2025, que traz modificações para a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Ag...

27 de agosto, por Marco Túlio de Sousa

Prevenção à violência escolar: Câmara aprova projeto de lei em defe...

O Brasil é um dos países com os mais altos índices de agressões contra professores, figurando, ainda, no ranking de ambiente mais propício ao bully...

26 de agosto, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem