Os vereadores Ronaldo Babão (Cidadania) e Zé Antônio do Hospital (PT) representaram o Legislativo de Contagem em ação de conscientização realizada nesta quarta-feira (26/05) no bairro Bernardo Monteiro contra do descarte de lixo e entulho nas vias.
Presente na rua Eugênio Nápoli, que é marginal à Via Expressa, e tem sofrido com o descarte irregular, a iniciativa contou com a presença do administrador da Regional Sede, Lindomar Diamantino, e com representantes do Grupamento Ambiental da Guarda Civil de Contagem.
“Estamos mobilizando as pessoas para que não joguem lixo ou entulho nessa rua, que tem sido tema de constantes reclamações dos moradores”, explicou o vereador Babão. “Na Câmara, temos feito muitas solicitações ao poder Executivo para resolver esses problemas da comunidade, e estamos lutando juntos com a Regional, para conseguirmos um espaço adequado na região para o descarte de entulho pelos carroceiros e carreteiros”, completou.
Zé Antônio lembrou que “até o ano passado, havia um Ecoponto no local, e é preciso achar um local adequado para a atividade; enquanto isso, deve haver mais orientação para que as pessoas não joguem lixo nas ruas e ajudem a manter o espaço limpo, principalmente porque, em breve, serão realizados avanços em obras de mobilidade urbana nas ruas do bairro”.
O administrador regional destacou que a Prefeitura tem feito um trabalho constante na região, contando com a presença da Guarda Municipal. “A ação em parceria com a Câmara tem o objetivo de reforçar que todos têm responsabilidade para termos uma cidade melhor. Pedimos aos carroceiros e carreteiros que nos ajudem a manter a cidade limpa e melhor para se viver”, pontuou Lindomar.
“A população precisa se conscientizar para cuidar do local e não fazer o descarte inadequado de lixo, para evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos para as casas. Não se pode também colocar fogo nesse lixo, gerando uma fumaça que causa problemas respiratórios e mal estar nas pessoas. Por isso, as ações de conscientização são importantes, não apenas para os moradores, mas para pessoas que passam por aqui e fazem o descarte irregular. Se não houver melhora, tomaremos medidas mais enérgicas”, concluiu o guarda Adrinei Eustáquio.
A depressão pós-parto é uma condição que atinge 25% das mulheres brasileiras, segundo estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ela co...
“A luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário e o fim da escala 6 por 1 é um tema candente do nosso tempo, que tem um debate n...
A Lei Federal nº 9.970/2000 instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, fo...