ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara recebe Polícia Militar e celebra 246 anos da instituição

9 de junho, por lorena.carazza

A Polícia Militar de Minas Gerais completa 246 anos na quarta-feira (09/06) e também 40 anos da inclusão da policial feminina na instituição. Para celebrar a data, a Câmara Municipal de Contagem recebeu na Tribuna Livre desta terça-feira (08/06) o Coronel Wagner Mattos, comandante da 2ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, cuja sede situa-se em Contagem. 

Ele esteve acompanhado dos comandantes do 18º Batalhão de PM, Tenente Coronel Murilo César Ferreira, do 39º, Tenente Coronel Bruno D’Assunção Coelho, e do 2º Batalhão de Policiamento Especializado, Tenente Coronel Rodrigo Saldanha, além da comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica, Tenente Coronel Daisy Ferrarezi Moura. 

A 2ª Região, instalada em Contagem em 1998, possui dez unidades operacionais, responsáveis pelo policiamento ostensivo em 18 municípios de Minas Gerais que, juntos, somam uma população de mais de dois milhões de habitantes. Além dos batalhões e companhias instaladas em Contagem, há outras unidades nos municípios de Betim, Ribeirão das Neves, Ibirité, Esmeraldas e Igarapé. 

Comandante Wagner, além de falar sobre as atribuições de cada unidade operacional e apresentar os números decrescentes da criminalidade em Contagem, mostrou aos vereadores a importância das emendas parlamentares na injeção de recursos na segurança pública, resultando, segundo ele, em uma operacionalidade mais eficaz. As emendas, dentre outras coisas, podem ser importantes na aquisição de viaturas, reestruturação logística e adequação dos espaços físicos da PMMG.

Por fim, foram reforçados os trabalhos humanitários da polícia, para além do seu dever de proteção e defesa do cidadão: em Contagem, este ano, já foram realizadas duas campanhas que arrecadaram juntas 14 toneladas de alimentos, fruto da parceria da PMMG com outras instituições.

Números em Contagem

Segundo Mattos, são 1.400 policiais atuando nas ruas e 150 em atividades administrativas em Contagem, abrangendo o policiamento de 174 bairros. Com vídeos, gráficos e tabelas auxiliares, o comandante demonstrou que, mesmo diante do cenário da pandemia, o trabalho da Polícia Militar tem sido cada vez mais eficiente e atuante.

Diante dos diversos números apresentados em relação a apreensões de armas de fogo e entorpecentes, veículos fiscalizados e recuperados de furto e roubo, reuniões e visitas comunitárias e pessoas presas e apreendidas, um dado que chama a atenção é a redução do número de crimes violentos. 

Como crimes violentos entendem-se os fatos tentados e consumados de homicídio, estupro, estupro de vulnerável, roubo, extorsão mediante sequestro e cárcere privado. De acordo com o comandante, hoje são registrados, em média, oito crimes violentos por dia em Contagem, número que, em 2017, chegava a 30. “Atualmente, os números estão no patamar de 1998, quando a população era consideravelmente menor”, explicou. 

As ocorrências de violência doméstica também apresentam queda em relação aos dois últimos anos, conforme registros da  2ª Companhia de Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica, que atualmente está localizada em Betim, mas em breve virá para Contagem. 

Vereadores parabenizam a instituição

Os parlamentares Carlin Moura (PDT), José Carlos Gomes (Avante), Hugo Vilaça (Avante), Ronaldo Babão (Cidadania), Gegê Marreco (PTB), Abne Motta (DC), Daniel do Irineu (PL) e o presidente Alex Chiodi (Solidariedade) aproveitaram a presença dos policiais para parabenizar a PMMG pelos seus 246 anos e exaltar o trabalho desses profissionais na preservação da segurança e da vida dos cidadãos. 

O vereador Carlin Moura lembrou que a Câmara aprovou, logo no início do ano e antes do começo da vacinação contra a Covid-19 em Contagem, a inclusão das forças de segurança pública na lista da prioridade da imunização. 

Ele também agradeceu o empenho da Polícia Militar em duas situações específicas que envolveram o trabalho dos vereadores: o acompanhamento dos policiais nas visitas da Comissão Especial de Acompanhamento de Áreas de Risco e na audiência pública realizada na Câmara pela Comissão Especial de Defesa do Direito Animal e Zoonoses.     

O vereador José Carlos Gomes, além de parabenizar, repassou ao Comandante Wagner uma pergunta feita por um cidadão que assistia à plenária pelas redes sociais. O morador do bairro Santa Luzia quis saber se o programa Rede de Vizinhos Protegidos ainda está ativo. 

A resposta do comandante foi positiva, porém explicou que as reuniões presenciais que antes aconteciam nas comunidades, em razão das restrições impostas pela pandemia, não estão sendo realizadas, mas algumas já foram feitas virtualmente. 

Veja mais notícias

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem