ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão da Câmara busca soluções para áreas de risco da Sede

14 de junho, por Leandro Perché

Várias casas estão interditadas pela Defesa Civil, com risco de desabamento, no entorno do campo do Ipiranga, no bairro Alvorada. Outras sofrem com o despejo de rejeitos no leito do córrego que corta a rua Santa Edwiges, no bairro Santa Terezinha. Há grande preocupação com a Capela Santa Helena após desmoronamento de terra nos fundos do imóvel no ano passado, colocando em risco o patrimônio histórico. Moradores do Vila Itália sofrem com riscos de sedimento de um talude no encontro das ruas São Rafael e Três.

Todas essas situações, que causam prejuízos imensuráveis na regional Sede, foram alvos da fiscalização da Comissão Especial de Acompanhamento de Áreas de Risco da Câmara de Contagem no último sábado (12/06). Os vereadores Carlin Moura (PDT) e Ronaldo Babão (Cidadania), acompanhados de assessores e especialistas, percorreram as comunidades avaliando as condições ambientais e conversando com os moradores, para buscar soluções.

A primeira atividade do dia foi no bairro Alvorada, que contou com a presença de um representante da regional Sede e do presidente da Câmara, Alex Chiodi (Solidariedade). Mais de dez casas localizadas na Av. Padre Joaquim Martins e na rua Padre Eustáquio estão em risco desde o início de 2020, após desabamento de um barranco no entorno do campo do Ipiranga. Várias foram interditadas, mas os moradores permanecem ocupando a maioria dos imóveis.

“O barranco desabou com as chuvas de 2020, e levou parte de algumas casas. Ainda no ano passado, fizemos uma reunião, quando foi prometido R$ 5 milhões para a recuperação, mas não houve liberação dos recursos. Hoje, há uma equipe contratada pela Prefeitura para fazer a sondagem do solo e o projeto, ao mesmo tempo em que tenta resolver a documentação, que está irregular: alguns falam que a área é pública, concedida ao Ipiranga, outros que o terreno é particular, e isso precisa ser resolvido. Vamos cobrar que as obras sejam realizadas ainda neste ano, devido ao risco”, explicou Chiodi.

Os vereadores entraram em várias residências e comércios e conversaram com uma comissão de moradores, que cobram soluções urgentes para o problema. “Agradecemos a presença dessa Comissão, mas precisamos de ações efetivas e urgentes. Quando chove, ninguém aqui dorme, com medo de desabamento. Então, precisamos de largar as questões burocráticas, de documentação, e passar a pensar nas vidas que podem ser perdidas, para além do patrimônio”, desabafou Leandro Ferreira, representando a comunidade.

Samuel Lara, assessor da Comissão e ex-coordenador da Defesa Civil, identificou alto risco para os moradores, com casas apresentando rachaduras e trincas, além de terem as fundações prejudicadas pelos deslizamentos de terra. Ressaltou que a instabilidade do solo, aliada à falta de padrão construtivo e ao despejo de água pluvial direto no talude, ampliam os riscos.

Carlin Moura e Ronaldo Babão se comprometeram a submeter um relatório à Prefeitura de Contagem e Defesa Civil, além de cobrar soluções urgentes. Sugeriram, ainda, a proposição de projetos para tornar a área de interesse público, e até a intermediação da doação de parte dos terrenos para o poder público, a fim de agilizar as intervenções. Eles também colocaram os gabinetes à disposição para lutar pela isenção do IPTU para os imóveis atingidos.

Outras atividades

Após deixarem o Alvorada, os vereadores partiram para o bairro Santa Terezinha, onde a comunidade pede a canalização do córrego que passa pela região, além de ações de limpeza, capina e desassoreamento. De acordo com moradores da rua Santa Edwiges, além de sofrerem com alagamentos no período de chuvas, uma empresa de reciclagem presente no bairro despeja resíduos no curso d’água toda noite, causando muito mau cheiro. Além disso, eles convivem com a proliferação de insetos e animais peçonhentos.

“A população tem sofrido com diversos problemas relacionados a esse córrego. Nossa Comissão veio escutar suas demandas e cobrar providências do Executivo e da Copasa. Há uma grande obra em curso no bairro, para onde vai o córrego, e vamos solicitar que os responsáveis por esse empreendimento, como contrapartida, ajudem a canalizar esse curso d’água”, destacou Babão. “Vamos cobrar também da Secretaria de Meio Ambiente que fiscalize o despejo irregular de resíduos industriais no córrego”, completou Carlin Moura.

A próxima parada da Comissão foi na Capela Santa Helena, que corre riscos devido a desabamentos do talude nos fundos da construção, principalmente no ano passado. Os vereadores conversaram com o responsável pela capela e observaram que o barranco já se encontra, perigosamente, há poucos metros da construção, “exigindo intervenções urgentes do Executivo, para preservar o patrimônio histórico e garantir a acessibilidade nas vias do entorno”.

Por fim, os vereadores estiveram no Vila Itália, e constaram que há riscos de desabamento de uma área no encontro das ruas São Rafael e Três, o que interromperia o acesso de pedestres à continuação da rua São Rafael e à rua Teófilo Otoni. A partir da visita, o objetivo dos vereadores é solicitar intervenções a fim de evitar deslizamentos, além da revitalização da área.

“Nosso papel é estar dentro das comunidades observando de perto os problemas e potenciais riscos e colhendo as demandas da comunidade, para buscar soluções que preservem, sobretudo, a vida. Vamos colocar todas as observações no relatório, que será apresentado em plenário nos próximos dias e encaminhado para a Prefeitura de Contagem, e cobraremos as providências necessárias”, concluiu Carlin Moura.

* Foto de capa: Reprodução/TV Globo
Fotos da Galeria: Cleide Amaral/CMC.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem