ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores de Contagem realizam reunião de trabalho com a Copasa

1 de julho de 2021, por Leandro Perché

Há alguns anos, o serviço prestado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em Contagem vem sendo questionado pelos vereadores, com encaminhamento de solicitações e demandas, reuniões de trabalho, debates em plenário e audiências públicas na Câmara Municipal.

Com objetivo de manter um contato direto com a empresa, a fim de buscar soluções conjuntas mais rápidas para a população, os parlamentares se reuniram, nesta quarta-feira (30/06), de forma remota, com a nova gerente da Companhia em Contagem, Renata Mayrink. Participaram da videoconferência o presidente da Câmara, Alex Chiodi (Solidariedade), além dos vereadores Léo da Academia (PL), Glória da Aposentadoria (PSDB), Bruno Barreiro (PV), Denílson da Juc (PSL), Carlin Moura (PDT), Moara Saboia (PT) e Hugo Vilaça (Avante).

Durante o encontro, os parlamentares agradeceram a disponibilidade da gerente da Copasa em receber as demandas encaminhadas pela Câmara. E estabeleceram um fluxo de informações entre o Legislativo e a Companhia: haverá contato direto com a empresa por telefone e e-mail para solicitações de urgência, e as mais amplas serão debatidas em reunião.

Alguns vereadores aproveitaram a oportunidade para reforçar algumas reivindicações das comunidades. Glória da Aposentadoria, por exemplo, pediu ligação de água no bairro Amendoeiras; implantação da rede de esgoto nos bairros Chácaras Planalto e Chácaras Novo Horizonte; providências em relação à adutora e a um terreno no bairro Estrela Dalva; e perguntou sobre projetos para acabar com as fossas no município, sobretudo no Nacional.

O vereador Bruno Barreiro mencionou que já vem acompanhando, há algum tempo, o trabalho de reversão de esgoto em algumas ruas do bairro Granja Vista Alegre, e pediu informações sobre o cronograma das intervenções. Léo da Academia, por sua vez, reclamou dos altos valores cobrados na taxa de esgoto, além da morosidade das intervenções e da má qualidade dos serviços prestados pelas terceirizadas nas ruas de Contagem.

Renata Mayrink destacou que já estabeleceu uma parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, para realizar a notificação dos imóveis que têm rede coletora na rua, para que façam a ligação de esgoto. Sobre os valores, esclareceu que é a agência reguladora que estabelece, e que haverá, nos próximos meses, a junção das taxas de coleta e de tratamento de esgoto, com possível redução. Por fim, prometeu intensificar a fiscalização dos serviços das terceirizadas, e pediu que as demais demandas sejam detalhadas em um documento e encaminhadas para avaliação de sua equipe.

Por fim, Alex Chiodi pediu atenção especial ao bairro Estâncias Imperiais, e destacou que a relação do Legislativo com a Companhia será de proximidade. “Vamos manter o contato constante com a gerência da Copasa; haverá o atendimento a cada vereador, que apresentará suas demandas, para que possa levar o retorno para a comunidade; e as demandas gerais da Câmara serão tratadas de forma coletiva em reuniões periódicas”, concluiu o vereador.

Veja mais notícias

Vereadores buscam entendimentos entre AEE e Prefeitura de Contagem

Na terça-feira (28/10), os vereadores receberam os profissionais de inclusão na plenária e, juntos, participaram de reunião na Secretaria Municipal...

31 de outubro, por Leandro Perché

Filmes de Plástico recebe moção de congratulações

Marte Um, No Coração do Mundo, Temporada e Baronesa são algumas das mais de 20 produções da premiada produtora contagense Filmes de Plástico, que r...

31 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem