ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores de Contagem realizam reunião de trabalho com a Copasa

1 de julho, por Leandro Perché

Há alguns anos, o serviço prestado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em Contagem vem sendo questionado pelos vereadores, com encaminhamento de solicitações e demandas, reuniões de trabalho, debates em plenário e audiências públicas na Câmara Municipal.

Com objetivo de manter um contato direto com a empresa, a fim de buscar soluções conjuntas mais rápidas para a população, os parlamentares se reuniram, nesta quarta-feira (30/06), de forma remota, com a nova gerente da Companhia em Contagem, Renata Mayrink. Participaram da videoconferência o presidente da Câmara, Alex Chiodi (Solidariedade), além dos vereadores Léo da Academia (PL), Glória da Aposentadoria (PSDB), Bruno Barreiro (PV), Denílson da Juc (PSL), Carlin Moura (PDT), Moara Saboia (PT) e Hugo Vilaça (Avante).

Durante o encontro, os parlamentares agradeceram a disponibilidade da gerente da Copasa em receber as demandas encaminhadas pela Câmara. E estabeleceram um fluxo de informações entre o Legislativo e a Companhia: haverá contato direto com a empresa por telefone e e-mail para solicitações de urgência, e as mais amplas serão debatidas em reunião.

Alguns vereadores aproveitaram a oportunidade para reforçar algumas reivindicações das comunidades. Glória da Aposentadoria, por exemplo, pediu ligação de água no bairro Amendoeiras; implantação da rede de esgoto nos bairros Chácaras Planalto e Chácaras Novo Horizonte; providências em relação à adutora e a um terreno no bairro Estrela Dalva; e perguntou sobre projetos para acabar com as fossas no município, sobretudo no Nacional.

O vereador Bruno Barreiro mencionou que já vem acompanhando, há algum tempo, o trabalho de reversão de esgoto em algumas ruas do bairro Granja Vista Alegre, e pediu informações sobre o cronograma das intervenções. Léo da Academia, por sua vez, reclamou dos altos valores cobrados na taxa de esgoto, além da morosidade das intervenções e da má qualidade dos serviços prestados pelas terceirizadas nas ruas de Contagem.

Renata Mayrink destacou que já estabeleceu uma parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, para realizar a notificação dos imóveis que têm rede coletora na rua, para que façam a ligação de esgoto. Sobre os valores, esclareceu que é a agência reguladora que estabelece, e que haverá, nos próximos meses, a junção das taxas de coleta e de tratamento de esgoto, com possível redução. Por fim, prometeu intensificar a fiscalização dos serviços das terceirizadas, e pediu que as demais demandas sejam detalhadas em um documento e encaminhadas para avaliação de sua equipe.

Por fim, Alex Chiodi pediu atenção especial ao bairro Estâncias Imperiais, e destacou que a relação do Legislativo com a Companhia será de proximidade. “Vamos manter o contato constante com a gerência da Copasa; haverá o atendimento a cada vereador, que apresentará suas demandas, para que possa levar o retorno para a comunidade; e as demandas gerais da Câmara serão tratadas de forma coletiva em reuniões periódicas”, concluiu o vereador.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem