ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão de Defesa Animal visita Centro Veterinário da Una Contagem

9 de julho, por Leandro Perché

A Comissão Especial de Defesa do Direito Animal e Zoonoses da Câmara esteve, na manhã desta sexta-feira (09/07), em visita à Una Contagem. O objetivo da atividade foi conhecer a estrutura do curso de Medicina Veterinária e do Centro Médico Veterinário da instituição universitária, além de construir parcerias importantes para as políticas de proteção animal no município.

Os vereadores Carlin Moura (PDT), Daniel Carvalho (PL), Denilson da Juc (PSL) e Ronaldo Babão (Cidadania) foram recebidos pela diretora da Una Contagem, Tatiane Puiati, e pelo coordenador do curso, Gabriel Costa. Eles percorreram as salas, laboratórios, consultórios, blocos cirúrgicos, entre outros espaços, incluindo também outros cursos da área de Saúde, como Odontologia, Enfermagem e Psicologia.

Os representantes do Centro Universitário ressaltaram que a unidade tem crescido consideravelmente em estrutura, excelência e atendimento ao público em atividades de extensão. Em relação ao curso de Medicina Veterinária, são aproximadamente 700 alunos, divididos em oito períodos, e com a estruturação do primeiro Centro Veterinário de Contagem, com capacidade para atender, diariamente, até 60 a 80 animais de pequeno e grande portes.

“No curso, temos todos os laboratórios equipados, desde o ciclo básico, no qual o aluno aprende anatomia, tudo aplicado com peças anatômicas reais; até a parte avançada, com o Centro Médico Veterinário, que apresenta tudo pronto e capacitado para atender tanto a parte clínica como cirúrgica de pequenos e grandes animais”, destacou Gabriel Costa.

Atendimento e parcerias

Em relação à extensão, o coordenador da Veterinária destaca que a Una tem realizado o programa “Circuito Família Pet”, quando a unidade abre as portas para o atendimento gratuito a cães, gatos e equinos; além de oferecer serviços para os tutores: odontologia, fisioterapia, aferição de pressão e glicemia, e estética. A próxima edição será neste sábado (10/07), das 9h às 17h.

Além desses “mutirões”, a Medicina Veterinária tem previsão de realizar atendimento regular, tanto social quanto particular, e  já possui convênio com a Prefeitura para realizar castrações, junto à Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, a partir do próximo semestre. Há também parceria com o Curral Municipal, no qual os estudantes fazem o tratamento dos equinos que trabalham com carroças, e orientam os carroceiros sobre o bem-estar animal.

Com o objetivo de ampliar o atendimento à comunidade, a Comissão se comprometeu em encaminhar requerimento ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) solicitando a destinação de recursos provenientes de multas de crimes ambientais e crimes contra animais para programas de extensão. Os investimentos seriam destinados para castração de animais de famílias carentes, programa de acompanhamento da saúde dos animais de carroceiros de Contagem e de apoio aos próprios carroceiros.

“O novo Centro Médico Veterinário possui o que há de mais moderno em matéria de saúde animal, e os programas de extensão da Una tem ajudado muito nossas comunidades que tanto precisam desse apoio e suporte. O Centro Universitário dá um grande exemplo de compromisso social com nossa cidade”, destacou o presidente da Comissão, vereador Carlin Moura, sugerindo ações por mais recursos para essas políticas de cuidados à saúde animal.

Os demais membros da Comissão também avaliaram de forma positiva a visita. “A estrutura é admirável e proporciona para Contagem um curso de alto nível”, disse Denilson da Juc. “A Una tem um trabalho excepcional, não apenas no ensino, mas no atendimento à população”, acrescentou Babão. “Encontramos uma estrutura grande e de excelência, e certamente vamos firmar parcerias para o avanço da proteção animal no município”, completou Daniel Carvalho.

A diretora da Una agradeceu a presença e a disposição da Câmara em viabilizar a ampliação do atendimento à saúde animal. “Nós da comunidade acadêmica estamos felizes pela visita dessa Comissão de vereadores, que vieram nos apoiar nos projetos de extensão que serão implantados com a inauguração do Centro Médico Veterinário. Nossos alunos estão ávidos para colocar a ‘mão na massa’ nos projetos de castração e de apoio aos cavalos de carroceiros. Essa parceria é muito importante e Contagem merece”, concluiu Tatiane.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem