ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem adere ao “Agosto Lilás”

10 de agosto de 2021, por lorena.carazza

Uma em cada quatro mulheres sofreu algum tipo de agressão durante a pandemia, seja ela verbal, sexual ou física. Ao todo, são 17 milhões de mulheres agredidas entre junho de 2020 e maio de 2021. Os dados são de uma pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Pensando em sensibilizar a sociedade sobre a violência contra a mulher, a Câmara Municipal de Contagem aderiu ao “Agosto Lilás” e, durante todo o mês, quem passar pela frente do prédio do Legislativo poderá ver a iluminação especial. Dentro do plenário, o painel no qual são identificados os parlamentares também está com a cor que marca a campanha.

As ações coincidem com a celebração dos 15 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), considerada legislação de referência em todo o mundo no combate a esse tipo de violência. O Agosto Lilás também tem o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha e divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Equipamentos municipais de proteção à mulher

Contagem abriga uma das 72 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) existentes em Minas Gerais. Outros equipamentos importantes da rede de serviços de atenção à mulher na cidade são o Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica– Espaço Bem-me-quero, a Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres, além do próprio Ministério Público, Vara da Família, Defensoria Pública, CRAS e Casas da Família.

O Espaço Bem-Me-Quero é um equipamento público que tem o objetivo de realizar o atendimento, acolhimento e orientação jurídica, social e psicológica às mulheres que passam por situação de violência doméstica. Ele está localizado na rua José Carlos Camargos, 218, Centro de Contagem. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e o telefone é o 3352-7543.

No Judiciário, um recente e significativo avanço foi a instalação, no novo prédio do Fórum de Contagem, da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Inquéritos Policiais, inaugurada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A Vara trabalha exclusivamente com processos que envolvem audiências de custódia e medidas protetivas contra agressores de mulheres, dando celeridade a esses casos.

Legislação recente

Em 2019, a Câmara aprovou um projeto de lei do Poder Executivo que torna o Ceam Bem-Me-Quero uma política pública consolidada por lei no município, garantindo a sua estrutura e continuidade ao longo do tempo, independente das mudanças da administração municipal. Ainda neste ano, o Legislativo instituiu, por meio de lei, o dia 23 de agosto como o Dia Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio.

Em 2020, a Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres elaborou um documento importante: o Fluxo de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica. Trata-se de uma espécie de “manual” que, além de listar todos os órgãos e entidades que fazem parte da rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica, estabelece a forma de acolhimento e encaminhamento da vítima, independente do lugar onde ela busque o primeiro atendimento.

Em 2021, a Câmara já aprovou dois projetos importantes sobre a temática do combate à violência contra a mulher. O PL 33/2021 obriga estabelecimentos de lazer, como bares, restaurantes e casas noturnas, a adotar medidas de acolhimento e segurança às mulheres que se sintam ameaçadas nesses espaços. 

Assim, quando solicitados, esses empreendimentos devem oferecer o acompanhamento da mulher até seu veículo ou outro meio de transporte e, se necessário, comunicar a situação à autoridade policial. Além disso, devem informar, por meio de cartazes fixados nos banheiros femininos ou em outros ambientes, a disponibilidade do local em relação a esse auxílio.

Já o PL 013/21 outorga um selo anualmente às empresas situadas no município de Contagem que contribuem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos da mulher. O texto define oito critérios os quais devem ser observados e cumpridos pelas empresas que tenham interesse em garantir o “Selo Empresa Amiga da Mulher”. Tratam-se de ações que visam à promoção dos direitos da mulher, tanto no ambiente profissional, quanto na sociedade como um todo.

Por exemplo, a instituição certificada deverá manter um ambiente de trabalho que respeite a saúde, a integridade física e dignidade da mulher. Além disso, deve apoiar irrestritamente suas colaboradoras que porventura venha sofrer qualquer tipo de abuso e agressão ou assédio no seu ambiente de trabalho. 

Outras ações que as empresas devem promover são de conscientização social: divulgação interna e externa, em redes sociais e materiais publicitários, de assuntos relacionados aos direitos e defesa das mulheres, como a Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem