Os vereadores de Contagem realizaram uma visita, nessa segunda-feira (09/08), ao Restaurante Popular do Eldorado, para fiscalizar os serviços prestados à população. As impressões foram externadas durante a plenária desta terça-feira (10/08), quando o vereador Daniel do Irineu (PP) apresentou relatório comparativo em relação aos problemas anteriormente apontados.
Inaugurada em 2013, a unidade ficou fechada por muitos meses devido à pandemia da Covid-19, e foi reaberta ao público em abril deste ano. De acordo com o parlamentar, recentemente, passou por intervenções e melhorias, que puderam ser observadas durante a atividade pelos vereadores.
“Essa visita foi motivada por elogios que recebemos da população em relação ao restaurante, e fomos conferir a estrutura e a qualidade do serviço prestado, cumprindo nossa função fiscalizadora, e comparar com as visitas realizadas no mandato passado. Da outra vez, registramos algumas demandas e problemas, e agora trazemos os resultados”, declarou Daniel.
De acordo com o vereador, no último ano, a visita ao restaurante “indicou algumas fragilidades” como: falta de acessibilidade; falta de manutenção na câmara fria, nos banheiros, nas canaletas e na parte elétrica; lâmpadas queimadas; problemas no exaustor; inexistência de catracas; e odor de gás.
“Nesta semana, vimos a instalação das catracas; as panelas industriais em bom estado; todas as lâmpadas em funcionamento; não identificamos o mesmo cheiro de gás; houve manutenção nas balanças, nas cubas e nas tomadas – antes tinham muitos fios, oferecendo perigo para os servidores; instalação de novos computadores e impressoras; manutenção hidráulica nas pias e tanques – pois antes havia apenas um grande ralo, deixando o piso muito molhado; e toda a equipe foi treinada para utilização das máquinas de QR Code”, pontuou.
O parlamentar destacou que recebeu, da gestão do Restaurante Popular, o relatório de metas propostas e alcançadas. “Isso me deixou muito feliz, pois os resultados estão muito bons de todas as unidades e cozinhas comunitárias, com destaque para Nova Contagem, que também serve o jantar pelo valor de um real, em uma região de vulnerabilidade social, e que teve a meta ultrapassada. Por isso, temos que parabenizar a gestão de Marília Campos”.
O presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), avaliou que “foi uma visita muito importante, percorremos todo o restaurante, almoçamos uma comida de muita qualidade, e estão de parabéns todos que trabalham em virtude desse importante instrumento de segurança alimentar”.
Segurança alimentar
Em aparte, o vereador Carlin Moura (PDT), que era o prefeito de Contagem quando da implantação dos restaurantes populares na cidade, falou da importância social desses equipamentos na política de segurança alimentar.
“Nos anos 90, as pessoas passavam fome, e Belo Horizonte, com o então prefeito Patrus Ananias, foi pioneiro na criação dos restaurantes populares no Brasil, em 1992. Aqui em Contagem, havia grande resistência, e a cidade foi uma das últimas da Região Metropolitana a criar esses equipamentos – durante a minha gestão, em 2013, com a unidade no Eldorado, depois, no Ressaca e em Nova Contagem. O planejamento era ter um por regional, e deixamos encaminhado o do Petrolândia, que não foi concluído”, afirmou.
O ex-prefeito ressaltou que esse equipamento é essencial, “principalmente neste momento, no qual as pessoas estão com dificuldades de alimentação, com 14 milhões de desempregados no país, e algumas famílias vivendo com auxílio emergencial de R$ 300 ou da caridade de igrejas e ongs que distribuem cestas básicas. É muito bom consolidar essa política pública, e a Prefeitura e a Câmara devem trabalhar para ampliá-la”, destacou Carlin.
Por fim, Daniel do Irineu sugeriu que, “considerando que os restaurantes populares têm repassado, regularmente, o valor da venda das refeições para a Prefeitura – da ordem de quase R$ 200 mil por mês -, os recursos poderiam ajudar a expandir esse equipamento para outras regionais da cidade”.
A Lei Federal nº 9.970/2000 instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, fo...
A secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, em atendimento à convocação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Contagem, participou d...
Em 2021, Contagem ganhou uma importante legislação no enfrentamento à violência contra a mulher. A Lei 5.188/2021 veda a nomeação para funções públ...