O projeto Cultura na Câmara recebe, na manhã da próxima terça-feira (14/09), uma exposição em homenagem à capoeira, expressão cultural afro-brasileira que mistura arte marcial, esporte, dança e música. Reunindo instrumentos, trajes, bandeiras e fotos, a atividade será realizada em ocasião à troca de título do Mestre Sapão, importante expoente da capoeira em Contagem.
Em plenário, os vereadores receberão o capoeirista e votarão uma moção da vereadora Moara Saboia (PT) em homenagem ao mestrando Sapão, que falará sobre o histórico do trabalho desenvolvido pela capoeira na cidade.
Nascido no Rio de Janeiro em 1968, Anderson Flávio, mais conhecido como Sapão, veio para Minas Gerais ainda jovem, e reside em Contagem há 40 anos. Iniciou a sua trajetória na capoeira ainda adolescente, no quintal de sua casa, sob a supervisão de sua mãe. Posteriormente, encontrou na filosofia do grupo Abadá Capoeira o seu caminho. Deu aula em muitas academias e grupos de Contagem, incluindo o clube Yucca e a comunidade quilombola dos Arturos. E foi fundamental para manter o grupo Abadá Capoeira como referência em Minas, e expandir seu nome para outros países.
Capoeira na Câmara
A capoeira tem encontrado espaço na Câmara de Contagem nos últimos anos. Em 2015, os vereadores aprovaram uma proposição do vereador Zé Antônio (PT) que deu origem à Lei 4775/2015, que cria o Dia da Capoeira, a ser comemorado anualmente em 21 de novembro. Em uma das edições da Ouvidoria Cidadã, em 2018, o Legislativo promoveu uma apresentação do grupo Abadá Capoeira na praça da Glória, no Eldorado.
Nos anos de 2018 e 2019, essa expressão cultural também foi lembrada nas atividades em comemoração ao mês da Consciência Negra, em novembro. E, em 2020, os vereadores aprovaram um projeto do então vereador Alexandre Xexeu instituindo a capoeira como patrimônio imaterial da cidade.
A Lei Federal nº 9.970/2000 instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, fo...
A secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, em atendimento à convocação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Contagem, participou d...
Em 2021, Contagem ganhou uma importante legislação no enfrentamento à violência contra a mulher. A Lei 5.188/2021 veda a nomeação para funções públ...