ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Cultura na Câmara enaltece a prática da capoeira em Contagem

10 de setembro, por Leandro Perché

O projeto Cultura na Câmara recebe, na manhã da próxima terça-feira (14/09), uma exposição em homenagem à capoeira, expressão cultural afro-brasileira que mistura arte marcial, esporte, dança e música. Reunindo instrumentos, trajes, bandeiras e fotos, a atividade será realizada em ocasião à troca de título do Mestre Sapão, importante expoente da capoeira em Contagem.

Em plenário, os vereadores receberão o capoeirista e votarão uma moção da vereadora Moara Saboia (PT) em homenagem ao mestrando Sapão, que falará sobre o histórico do trabalho desenvolvido pela capoeira na cidade.

Nascido no Rio de Janeiro em 1968, Anderson Flávio, mais conhecido como Sapão, veio para Minas Gerais ainda jovem, e reside em Contagem há 40 anos. Iniciou a sua trajetória na capoeira ainda adolescente, no quintal de sua casa, sob a supervisão de sua mãe. Posteriormente, encontrou na filosofia do grupo Abadá Capoeira o seu caminho. Deu aula em muitas academias e grupos de Contagem, incluindo o clube Yucca e a comunidade quilombola dos Arturos. E foi fundamental para manter o grupo Abadá Capoeira como referência em Minas, e expandir seu nome para outros países.

Capoeira na Câmara

A capoeira tem encontrado espaço na Câmara de Contagem nos últimos anos. Em 2015, os vereadores aprovaram uma proposição do vereador Zé Antônio (PT) que deu origem à Lei 4775/2015, que cria o Dia da Capoeira, a ser comemorado anualmente em 21 de novembro. Em uma das edições da Ouvidoria Cidadã, em 2018, o Legislativo promoveu uma apresentação do grupo Abadá Capoeira na praça da Glória, no Eldorado.

Nos anos de 2018 e 2019, essa expressão cultural também foi lembrada nas atividades em comemoração ao mês da Consciência Negra, em novembro. E, em 2020, os vereadores aprovaram um projeto do então vereador Alexandre Xexeu instituindo a capoeira como patrimônio imaterial da cidade.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem