A Câmara Municipal de Contagem realizou, na noite desta quinta-feira (21/10), a tradicional outorga do diploma de Mérito Educacional Carlos Drummond de Andrade, em cumprimento à Lei nº 3.587, de 16 de setembro de 2002. A solenidade é realizada no Legislativo municipal anualmente, no mês de outubro, em comemoração ao Dia do Professor.
Além dos vereadores e seus homenageados, a solenidade contou com a presença do pró-reitor adjunto da PUC Minas de Contagem, professor Robson dos Santos Marques, e o secretário de Governo, Pedro Amaral, juntamente com a secretária de Educação e uma das homenageadas da noite, Telma Fernanda, representaram o Executivo na ocasião.
Este ano, foram 21 homenageados, entre professores, diretores escolares, instituições de ensino e também a contagense Laysa Peixoto Sena Lage, estudante de Física da UFMG, que recentemente descobriu um novo asteroide no espaço, durante sua participação em uma campanha de “caça asteroides” da Agência Espacial Estadunidense (Nasa), em parceria com o programa de ciência cidadã The International Astronomical Search Collaboration.
A importante descoberta foi noticiada nos principais veículos de comunicação do Brasil, França e Estados Unidos, além de diversas publicações em portais e revistas especializadas em todo o mundo. Atualmente, a universitária se prepara para realizar um curso de treinamento de Astronauta na NASA, o Advanced Space Academy, representando o Brasil na Agência.
Em seu breve agradecimento, Laysa disse que se sente uma representante de todos os alunos do sistema público de ensino – ela foi aluna da Funec Riacho – e daqueles que acreditam e se esforçam pela Educação, agradecendo aos professores e à Câmara, que concedeu a homenagem.
Em nome de todos os vereadores, Pastor Itamar (PSC) parabenizou os homenageados. “Considerando que uma sociedade justa só se edifica através da Educação, podemos dizer que os nossos homenageados têm grande contribuição para o desenvolvimento de uma população cidadã e ciente de seus direitos e deveres, ou seja, na construção de uma cidade cada vez melhor”, disse.
Espaço para discussões da Educação
Embora fosse uma solenidade de condecoração, uma pauta atual que circunda a Educação na cidade foi abordada por alguns dos homenageados: as eleições para diretores e vice-diretores das escolas municipais de Contagem, previstas para dezembro deste ano, e que envolvem tanto os professores, quanto pais e a comunidade escolar, em geral, em eleições diretas.
Um projeto de lei complementar apresentado esta semana pelo presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade) propõe uma modificação no artigo 16 da Lei Complementar número 090/2010, que aborda a eleição de diretores e vice-diretores das escolas da rede Municipal de Ensino de Contagem.
Em suma, o vereador sugere que as eleições para o novo triênio (2022/2024) de mandato dos diretores escolares sejam adiadas, uma vez que a pandemia afastou a comunidade escolar dos professores, diretores e vice-diretores nos últimos dois anos, sendo inviável uma nova escolha neste momento.
Daniel Rocha, diretor da Escola Municipal Professor Domingos Diniz, se mostrou favorável à proposta de Chiodi. “Proponho à Casa que se faça uma consulta à comunidade escolar para saber se ela acha realmente este momento viável para eleições escolares. Acho pertinente pensarmos que neste momento é complicado fazer essa mudança tão radical dentro das escolas, que só quem está no “chão de escola’ sabe”, defendeu.
Já a homenageada Sônia Regina Melo Oliveira defendeu a manutenção das eleições escolares na data prevista pela Prefeitura, em respeito à legislação e aos próprios dirigentes. “As eleições municipais aconteceram, apesar e com a pandemia. Então, eu peço à Câmara que nos ajude a mobilizar a comunidade escolar para que ela participe, e que não adiem”, reivindicou.
Sônia, que é ex-professora e ex-diretora de escola, trabalhou por 32 anos na rede municipal de ensino, sendo 26 deles exercidos dentro das escolas e seis anos como gestora na Secretaria Municipal de Educação.
Encerrando a solenidade, o presidente Alex Chiodi agradeceu a presença de todos e parabenizou, mais uma vez, os homenageados. Por fim, ressaltou que o Legislativo de Contagem mostra cada vez mais seu caráter democrático e de deferência às diversas opiniões e tendências. “Uma Casa que continuará respeitando os trabalhadores da Educação e principalmente as conquistas históricas deles”, finalizou.
Em respeito às normas impostas pela pandemia da Covid-19, a solenidade não contou com a presença de público externo, mas ela pode ser vista integralmente pela página da Câmara no Facebook e no canal do Legislativo no YouTube.
A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...
Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...
2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...