ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova o Mês de Conscientização da Doença de Parkinson no calendário oficial de Contagem

16 de novembro de 2021, por Lorena Carazza

A doença de Parkinson, mais conhecida como “Mal de Parkinson”, é uma enfermidade neurológica progressiva que afeta de forma mais crítica e comum os movimentos, causando tremores, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala. Trata-se de uma doença causada pela degeneração das células cerebrais que produzem a dopamina, substância intimamente ligada às funções motoras corporais. 

Com o intuito de chamar a atenção da população sobre esta doença, bem como suas formas de manifestação, prevenção e tratamento precoce, a Câmara aprovou, em segundo turno e redação final, na reunião ordinária desta terça-feira (16/11), o Projeto de Lei nº 127/2021, de autoria do vereador Léo da Academia (PL), que institui em Contagem o “Mês de Conscientização da Doença de Parkinson”.

Caso a proposição seja sancionada pela prefeita Marília Campos, o mês de abril – Mês da Tulipa Vermelha – passa a ser dedicado à conscientização, divulgação, tratamento e promoção do bem-estar e qualidade de vida das pessoas portadoras da doença de Parkinson. A escolha do mês de abril, segundo o autor do projeto, se deve ao Dia Mundial do Parkinson, celebrado sempre no dia 11 deste mês.

Como não existe cura, o tratamento dos sintomas é o caminho para retardar a evolução da doença e para a manutenção de uma qualidade de vida mínima para os acometidos. Desta forma, são indicados, além de medicamentos específicos, diversos serviços da Saúde, como Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e até mesmo a Psicologia e Psiquiatria, já que algumas vezes a doença causa depressão e outros transtornos emocionais.

Desta forma, de acordo com Léo da Academia, torna-se essencial inserir a temática na comunidade, buscando levar ao maior número de pessoas a consciência sobre as limitações, dificuldades, direitos e benefícios daqueles que são acometidos pelo Parkinson. “Além disso, quanto mais conhecimento as pessoas puderem ter, mais provável é também a descoberta precoce da doença, o que faz diferença no tratamento”, disse.

Tulipa Vermelha

A tulipa vermelha é o símbolo mundial da doença de Parkinson, usado desde que um horticultor holandês, portador da doença, desenvolveu uma nova variedade de tulipa, vermelha e branca, e batizou-a de “tulipa Dr. James Parkinson”, nome do primeiro médico que pesquisou a enfermidade – chamada inicialmente de “paralisia agitante”.

Em 1998, a data foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial de Saúde, com o propósito de explicar a doença e mostrar as possibilidades de tratamento para os pacientes, familiares e cuidadores. Dr. James Parkinson nasceu em Londres, em 11 de abril de 1755. Daí, a escolha do dia 11 de abril para marcar a campanha mundial de conscientização da doença.

Veja mais notícias

Vereadores aprovam passeio ciclístico que alia mobilidade e proteçã...

Com o objetivo de incentivar o uso de bicicletas como uma alternativa de mobilidade mais ambientalmente sustentável e benéfica para a saúde, o Legi...

17 de setembro, por Leandro Perché

PL cria Mês da Enfermagem em Contagem

A Câmara de Contagem tem se notabilizado nos últimos anos pela aprovação de políticas voltadas para saúde pública. Só em 2025, os vereadores aprova...

17 de setembro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha reforço no combate ao preconceito de idade

Cerca de 16% da população brasileira é composta por pessoas com 60 anos ou mais, e a tendência é que essa porcentagem cresça a cada ano, podendo ch...

16 de setembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem