ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova o Mês de Conscientização da Doença de Parkinson no calendário oficial de Contagem

16 de novembro, por lorena.carazza

A doença de Parkinson, mais conhecida como “Mal de Parkinson”, é uma enfermidade neurológica progressiva que afeta de forma mais crítica e comum os movimentos, causando tremores, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala. Trata-se de uma doença causada pela degeneração das células cerebrais que produzem a dopamina, substância intimamente ligada às funções motoras corporais. 

Com o intuito de chamar a atenção da população sobre esta doença, bem como suas formas de manifestação, prevenção e tratamento precoce, a Câmara aprovou, em segundo turno e redação final, na reunião ordinária desta terça-feira (16/11), o Projeto de Lei nº 127/2021, de autoria do vereador Léo da Academia (PL), que institui em Contagem o “Mês de Conscientização da Doença de Parkinson”.

Caso a proposição seja sancionada pela prefeita Marília Campos, o mês de abril – Mês da Tulipa Vermelha – passa a ser dedicado à conscientização, divulgação, tratamento e promoção do bem-estar e qualidade de vida das pessoas portadoras da doença de Parkinson. A escolha do mês de abril, segundo o autor do projeto, se deve ao Dia Mundial do Parkinson, celebrado sempre no dia 11 deste mês.

Como não existe cura, o tratamento dos sintomas é o caminho para retardar a evolução da doença e para a manutenção de uma qualidade de vida mínima para os acometidos. Desta forma, são indicados, além de medicamentos específicos, diversos serviços da Saúde, como Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e até mesmo a Psicologia e Psiquiatria, já que algumas vezes a doença causa depressão e outros transtornos emocionais.

Desta forma, de acordo com Léo da Academia, torna-se essencial inserir a temática na comunidade, buscando levar ao maior número de pessoas a consciência sobre as limitações, dificuldades, direitos e benefícios daqueles que são acometidos pelo Parkinson. “Além disso, quanto mais conhecimento as pessoas puderem ter, mais provável é também a descoberta precoce da doença, o que faz diferença no tratamento”, disse.

Tulipa Vermelha

A tulipa vermelha é o símbolo mundial da doença de Parkinson, usado desde que um horticultor holandês, portador da doença, desenvolveu uma nova variedade de tulipa, vermelha e branca, e batizou-a de “tulipa Dr. James Parkinson”, nome do primeiro médico que pesquisou a enfermidade – chamada inicialmente de “paralisia agitante”.

Em 1998, a data foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial de Saúde, com o propósito de explicar a doença e mostrar as possibilidades de tratamento para os pacientes, familiares e cuidadores. Dr. James Parkinson nasceu em Londres, em 11 de abril de 1755. Daí, a escolha do dia 11 de abril para marcar a campanha mundial de conscientização da doença.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem