ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Tribuna Livre da Câmara recebe o cinquentenário Cais Contagem

1 de dezembro, por lorena.carazza

Prestes a completar 50 anos de existência, o Centro de Atendimento e Inclusão Social de Contagem (Cais) teve espaço garantido na Tribuna Livre da 39ª reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada na manhã desta terça-feira (30/11), com a participação da sua superintendente, Cristina Abranches.

O Cais – como passou a ser chamado em 2012 – iniciou sua atuação em Contagem em 1971, tendo, a princípio, a denominação de APAE-Contagem. É uma instituição sem fins lucrativos que trabalha, essencialmente, a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.

Para isso, oferece à pessoa com deficiência intelectual e autismo atendimentos clínicos, pedagógicos, de qualificação profissional e de assistência social. Realiza, da mesma forma, um trabalho de suporte às famílias, entendendo que esta é a base de todo o trabalho. Possui núcleos de atendimento direcionados a cada idade e atende bebês, crianças, jovens e adultos.

Segundo Cristina, é justo compartilhar com a Câmara parte das comemorações de meio século da instituição, uma vez que o Legislativo é um dos mais importantes apoios que o Cais tem para manter suas atividades. Atualmente, ele tem uma equipe completa de profissionais que realiza 6 mil atendimentos por mês, ou seja, mais de 74 mil assistências por ano.

“A inclusão não se faz sozinha, e nós contamos com vocês. Há dois anos são as emendas que permitem a continuidade deste atendimento que prestamos, de forma integral e integrada, e por isso queremos agradecer a vocês”, disse, enfatizando a essencialidade das emendas parlamentares que, anualmente, os vereadores destinam para o Cais.   

Por fim, Cristina aproveitou a sua fala para convidar a todos para a celebração dos 50 anos do Cais que acontece na próxima sexta-feira (03/12), quando o presidente da Câmara, vereador Alex Chodi (Solidariedade), será homenageado, em nome da Câmara e dos demais vereadores.

Depoimentos

Além de Cristina, outras duas pessoas tiveram fala na Tribuna, cada uma delas dando seu depoimento sobre como o Cais fez a diferença em suas vidas. Nicali Paranhos Coimbra, mãe de gêmeos prematuros, encontrou na instituição mais do que os tratamentos especializados necessários para as crianças, mas também segurança, afeto e amor. “Minha palavra é gratidão e hoje me sinto feliz de poder estar aqui participando desta celebração”, disse.

Já Luiz Leonardo Maia Ferreira contou que seu irmão, portador de deficiência, passou anos sem ocupação, isolado, como se sua deficiência fosse sentença de improdutividade. Foi depois da assistência do Cais que ele se profissionalizou, entrou em uma grande empresa e hoje tem sua independência financeira, graças a um dos programas do Cais, que trabalha a formação e a inserção de PCDs no mercado de trabalho.

“O Cais não mudou somente a vida do meu irmão, mas de toda a família. E eu me pergunto quantas famílias, por falta de instrução ou condições, passam por esta situação”, analisou. 

O presidente Alex Chiodi parabenizou Cristina e toda a equipe de profissionais do Cais, reforçando o compromisso da Câmara com a instituição. “Tenham a câmara como aliada e apoiadora deste brilhante trabalho”, encerrou.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem