ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto pretende preservar e valorizar comunidades tradicionais de Contagem

12 de abril de 2022, por Leandro Perché

Comunidades quilombolas como a dos Arturos e a dos Ciriacos representam importantes patrimônios culturais de Contagem, com sua história, religiosidade, tradições e manifestações identitárias que, muitas vezes, são deixadas à margem das políticas públicas municipais. Da mesma forma, se inserem nesse contexto relevantes grupos de Folia de Reis e Congado da região do Industrial e comunidades ciganas espalhadas pela cidade.

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável desses grupos, melhorando sua qualidade de vida e preservando sua memória e tradições, a Câmara de Contagem aprovou, nesta terça-feira (12/04), em primeiro turno, o Projeto de Lei (PL) 57/2021. Proposto pelo vereador Carlin Moura (PDT), ele institui a “Política Municipal para Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais e de Reconhecimento e Valorização do Patrimônio Vivo e Imaterial”.

Desta forma, o texto traz uma série de diretrizes relacionadas tanto à preservação de sua diversidade, identidade, história, manifestações culturais e direitos ao uso de territórios tradicionalmente ocupados; quanto à garantia de acesso a políticas, serviços e equipamentos públicos, programas sociais e de segurança alimentar, sistema previdenciário, entre outras instâncias. Também garante que, por decreto, o Executivo promova mecanismos de reconhecimento e fortalecimento do patrimônio vivo e imaterial, além estabelecer incentivos para a manutenção das atividades culturais.

De acordo com o autor, essas regras são baseadas nas leis estaduais 20.368/2012 e 21.147/2014, também de sua autoria, de quando ocupou uma cadeira como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

“Essa legislação tem como propósito fortalecer o município nessa cadeia de proteção às comunidades tradicionais, baseada nas legislações federal e estadual. Ao ter sua própria lei, o município reforça os vínculos com comunidades que se organizam em função de suas tradições, cultura e ancestralidade, como a dos Arturos e a dos Ciriacos. Com isso, o poder público preserva esses grupos e reconhece seu patrimônio vivo e imaterial, incluindo a Folia de Reis, a festa do Rei do Mato, o Congado e o Jubileu de Nossa Senhora das Dores, que fazem parte da cultura popular”, explicou Carlin Moura.

Para contribuir com o PL, a vereadora Moara Saboia (PT) propôs uma emenda – também aprovada na plenária – que acrescenta a possibilidade de o Município firmar convênios para a execução de projetos que beneficiem essas comunidades, além da obrigatoriedade de considerar essa política na hora de formular o orçamento e outras ferramentas de planejamento público.

“Apresentamos um projeto similar, mas tivemos que retirá-lo pelo fato de o vereador Carlin Moura já ter protocolado. E, por isso, propusemos uma emenda autorizando a realização de convênio e que o inclua no PPA, na LDO e na LOA para que possa ter recursos para a execução da Lei”, concluiu a parlamentar.

A expectativa agora é que o projeto seja votado em segundo turno e redação final na próxima semana. E, caso seja aprovado, segue para sanção da Prefeitura, passando a valer como lei após sua publicação no Diário Oficial.

Foto de capa: Luci Sallum/PMC.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem