ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Conselho e Fundo do Bem-Estar Animal ganham avanços com projeto de lei da Câmara

15 de junho de 2022, por Lorena Carazza

Um projeto de lei do vereador Ronaldo Babão foi aprovado em segundo turno e redação final na reunião ordinária desta terça-feira (14/06) e altera a Lei Municipal 5109/2020, que trata do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal (Combea) e do Fundo do Bem-Estar Animal. Ele modifica dois artigos (arts. 1º e 4º) e, a princípio, também suprimia um inciso do artigo 7º e acrescentava um artigo à lei, o que foi retirado com uma emenda de liderança assinada por todos os vereadores.

O PL 180/2021, ao mexer no primeiro artigo da Lei 5109/2020, compartilha a gestão do Conselho, até então feita exclusivamente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a Secretaria Municipal de Saúde, considerando “que possuem estreita ligação com a política de proteção e defesa dos animais”. No mesmo artigo, o projeto acrescenta a necessidade de instituir a Conferência Municipal de Proteção e Defesa do Bem-Estar Animal, a cada dois anos, “para qualificar o debate sobre a temática”.

Já a alteração do artigo 4º aumenta de dez para 16 o número de integrantes do Combea: inclui um representante da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, um da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e um da Procuradoria Geral do Município. 

Além disso, soma à lista dos conselheiros dois representantes eleitos pelas entidades de Ensino Superior atuantes em Contagem e aumenta para dois o número de representantes de entidades de proteção e cuidado com os animais. Sobre os representantes das secretarias de Saúde e de Defesa Social, o projeto prevê a preferência por um membro da Vigilância Sanitária e de um Guarda Ambiental, respectivamente.

Itens retirados pela emenda de liderança não prejudicam o PL

Ao suprimir o artigo 7º da Lei 5109/2020, o PL 180/2021 dava à lei um novo artigo, especificando, por meio de 26 incisos, os atos e ações considerados como maus tratos. Porém, depois de ampla discussão entre o vereador autor, os demais membros da Comissão Especial de Defesa do Direito Animal* e representantes do Executivo, ficou acertado que a política de proteção e combate aos maus tratos aos animais será abordada em um projeto de lei exclusivo, a ser elaborado e apresentado pela Prefeitura, para a aprovação da Câmara.

Aproveitando a fala em que parabenizou Ronaldo Babão pela iniciativa do PL, o vereador Carlin Moura explicou que o tratamento dos maus tratos em uma lei específica será mais amplo, podendo regulamentar as punições aos infratores e contribuindo com a adoção de políticas públicas sobre o assunto, além de facilitar o trabalho dos fiscais em sua atuação. 

Para que possam valer, as alterações precisam passar pelo crivo da Prefeitura de Contagem. Sendo sancionado pela prefeita Marília Campos, o projeto e as alterações passam a valer a partir da publicação da lei no Diário Oficial do Município.

*A Comissão Especial de Defesa do Direito Animal e Zoonoses é composta pelos vereadores Daniel Carvalho, Carlin Moura, Denilson da Juc, Gegê Marreco, Moara Saboia e Ronaldo Babão.

Veja mais notícias

Já é lei a divulgação on-line da fila de espera do SUS Contagem

Os vereadores de Contagem aprovaram, nesta terça-feira (09/09), o veto parcial do poder Executivo à Proposição 76/2025, que trata da divulgação, pe...

9 de setembro, por Leandro Perché

Câmara comemora 114 anos de Contagem com Mérito Legislativo

A Câmara de Contagem realizou, na noite desta quinta-feira (4/9), a tradicional cerimônia de entrega dos diplomas de Mérito Legislativo em comemora...

5 de setembro, por Lorena Carazza

Projeto institui Política de Arborização Urbana em Contagem

Ondas de calor, inundações, secas, tempestades severas e furacões. Os eventos climáticos extremos têm se tornado cada vez mais frequentes em todo o...

5 de setembro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem