ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Em votação apertada, Semana Municipal Paulo Freire é reprovada na Câmara de Contagem

9 de agosto de 2022, por lorena.carazza

Por 11 votos a 9, um projeto de Lei que propunha instituir em Contagem a “Semana Municipal Paulo Freire” foi rejeitado e arquivado na Câmara Municipal de Contagem na reunião ordinária desta terça-feira (09/08). O PL 243/2021, de autoria da vereadora Moara Saboia (PT), tramitava no Legislativo desde o final de 2021.

Durante a discussão do projeto, em plenário, o vereador Abne Motta (DC) questionou o mérito da matéria, e disse que “muito se fala sobre Paulo Freire, mas poucas pessoas sabem realmente quem foi essa pessoa”.

De acordo com o vereador, é uma “infelicidade” a proposição deste projeto na cidade, haja vista “as pessoas que esse ser apoia”. Citando trechos do livro “Pedagogia do Oprimido” (1968), de autoria de Freire, Motta afirma que o autor defendia “verdadeiros ditadores e genocidas”, como Che Guevara e Mao Tse-Tung.

Em defesa do projeto, a autora pediu a palavra e destacou a importância não só da obra citada, mas do próprio educador e filósofo Paulo Freire para a educação em todo o mundo. O livro “Pedagogia do Oprimido”, escrito durante seu exílio no Chile, é a terceira obra mais citada nas ciências humanas no contexto acadêmico mundial e está entre os 100 livros mais requisitados nas universidades de língua inglesa.

Em suas redes sociais, Moara gravou um vídeo em que repulsa a votação do plenário, dizendo que, embora Freire seja considerado o patrono da Educação Brasileira pela Lei Federal 12.612/2012, “em Contagem os vereadores acham que ele não merece uma semana e não merece ser homenageado”. Ainda em seu vídeo, a vereadora diz que Contagem tem uma prefeita progressista e que valoriza a educação, mas “uma Câmara que não acompanha”.  

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem