Por 11 votos a 9, um projeto de Lei que propunha instituir em Contagem a “Semana Municipal Paulo Freire” foi rejeitado e arquivado na Câmara Municipal de Contagem na reunião ordinária desta terça-feira (09/08). O PL 243/2021, de autoria da vereadora Moara Saboia (PT), tramitava no Legislativo desde o final de 2021.
Durante a discussão do projeto, em plenário, o vereador Abne Motta (DC) questionou o mérito da matéria, e disse que “muito se fala sobre Paulo Freire, mas poucas pessoas sabem realmente quem foi essa pessoa”.
De acordo com o vereador, é uma “infelicidade” a proposição deste projeto na cidade, haja vista “as pessoas que esse ser apoia”. Citando trechos do livro “Pedagogia do Oprimido” (1968), de autoria de Freire, Motta afirma que o autor defendia “verdadeiros ditadores e genocidas”, como Che Guevara e Mao Tse-Tung.
Em defesa do projeto, a autora pediu a palavra e destacou a importância não só da obra citada, mas do próprio educador e filósofo Paulo Freire para a educação em todo o mundo. O livro “Pedagogia do Oprimido”, escrito durante seu exílio no Chile, é a terceira obra mais citada nas ciências humanas no contexto acadêmico mundial e está entre os 100 livros mais requisitados nas universidades de língua inglesa.
Em suas redes sociais, Moara gravou um vídeo em que repulsa a votação do plenário, dizendo que, embora Freire seja considerado o patrono da Educação Brasileira pela Lei Federal 12.612/2012, “em Contagem os vereadores acham que ele não merece uma semana e não merece ser homenageado”. Ainda em seu vídeo, a vereadora diz que Contagem tem uma prefeita progressista e que valoriza a educação, mas “uma Câmara que não acompanha”.
Em julho deste ano, a Lei Federal nº 15.181/2025 tornou mais severas as punições para os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equi...
Foi aprovado nesta terça-feira, 26/08, o Projeto de Lei 62 de 2025, que traz modificações para a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Ag...
O Brasil é um dos países com os mais altos índices de agressões contra professores, figurando, ainda, no ranking de ambiente mais propício ao bully...