ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Em votação apertada, Semana Municipal Paulo Freire é reprovada na Câmara de Contagem

9 de agosto, por lorena.carazza

Por 11 votos a 9, um projeto de Lei que propunha instituir em Contagem a “Semana Municipal Paulo Freire” foi rejeitado e arquivado na Câmara Municipal de Contagem na reunião ordinária desta terça-feira (09/08). O PL 243/2021, de autoria da vereadora Moara Saboia (PT), tramitava no Legislativo desde o final de 2021.

Durante a discussão do projeto, em plenário, o vereador Abne Motta (DC) questionou o mérito da matéria, e disse que “muito se fala sobre Paulo Freire, mas poucas pessoas sabem realmente quem foi essa pessoa”.

De acordo com o vereador, é uma “infelicidade” a proposição deste projeto na cidade, haja vista “as pessoas que esse ser apoia”. Citando trechos do livro “Pedagogia do Oprimido” (1968), de autoria de Freire, Motta afirma que o autor defendia “verdadeiros ditadores e genocidas”, como Che Guevara e Mao Tse-Tung.

Em defesa do projeto, a autora pediu a palavra e destacou a importância não só da obra citada, mas do próprio educador e filósofo Paulo Freire para a educação em todo o mundo. O livro “Pedagogia do Oprimido”, escrito durante seu exílio no Chile, é a terceira obra mais citada nas ciências humanas no contexto acadêmico mundial e está entre os 100 livros mais requisitados nas universidades de língua inglesa.

Em suas redes sociais, Moara gravou um vídeo em que repulsa a votação do plenário, dizendo que, embora Freire seja considerado o patrono da Educação Brasileira pela Lei Federal 12.612/2012, “em Contagem os vereadores acham que ele não merece uma semana e não merece ser homenageado”. Ainda em seu vídeo, a vereadora diz que Contagem tem uma prefeita progressista e que valoriza a educação, mas “uma Câmara que não acompanha”.  

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem