ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Contagem reestrutura sua política de prevenção e tratamento do uso abusivo de álcool e outras drogas

12 de outubro, por lorena.carazza

Se aprovado em segundo turno e redação final na 35ª reunião ordinária da Câmara, que será realizada na próxima terça-feira (18/10), o Projeto de Lei 015/2022, de autoria do Poder Executivo, instituirá em Contagem uma nova Política Municipal sobre Álcool e Outras Drogas, assim como um novo conselho municipal do tema – que estava inativo há, pelo menos, dois anos.

Revogando a Lei Municipal 4.497/2011 e outras três correlacionadas, que tratavam sobre o mesmo assunto, o PL faz alterações substanciais na forma de entendimento e execução de políticas públicas relacionados ao tema do uso de álcool e drogas. Num texto fundamentado na garantia dos direitos humanos e na estratégia de redução de danos e pela violência associada ao proibicionismo, a nova orientação municipal deve trazer avanços e garantias em relação à política até então vigente.

Dentro da reestruturação da política municipal e do Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas de Contagem (COMADC) está a vinculação deles à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Além disso, foi pensado o fortalecimento de aspectos conceituais e de gestão relacionados aos três eixos de atuação propostos para a política municipal que trata do tema: a prevenção, o tratamento e a reinserção social dos indivíduos.

De acordo com o Executivo, na justificativa anexa ao projeto, a proposta é uma ruptura com o aparato legal em que se baseiam as atuais concepções sobre tratamento e prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas adotadas a níveis estadual e federal, que são “baseadas no paradigma proibicionista e em valores morais e religiosos, fortemente amparados pela repressão e por um modelo de regulação imposto pela indústria em detrimento do papel regulador do Estado e do debate por parte da sociedade”.

Depois de receber pareceres favoráveis da Procuradoria da Casa e das Comissões de Legislação e Justiça; Administração e Serviços Públicos e de Direitos Humanos da Câmara Municipal, o novo projeto de lei foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes na plenária do dia 11 de outubro. Sendo aprovado também na próxima semana, será devolvido à Prefeitura para sanção da prefeita Marília Campos, passando a valer como lei municipal a partir da publicação do texto no Diário Oficial do Município.

 

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem