ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Contagem reestrutura sua política de prevenção e tratamento do uso abusivo de álcool e outras drogas

12 de outubro de 2022, por lorena.carazza

Se aprovado em segundo turno e redação final na 35ª reunião ordinária da Câmara, que será realizada na próxima terça-feira (18/10), o Projeto de Lei 015/2022, de autoria do Poder Executivo, instituirá em Contagem uma nova Política Municipal sobre Álcool e Outras Drogas, assim como um novo conselho municipal do tema – que estava inativo há, pelo menos, dois anos.

Revogando a Lei Municipal 4.497/2011 e outras três correlacionadas, que tratavam sobre o mesmo assunto, o PL faz alterações substanciais na forma de entendimento e execução de políticas públicas relacionados ao tema do uso de álcool e drogas. Num texto fundamentado na garantia dos direitos humanos e na estratégia de redução de danos e pela violência associada ao proibicionismo, a nova orientação municipal deve trazer avanços e garantias em relação à política até então vigente.

Dentro da reestruturação da política municipal e do Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas de Contagem (COMADC) está a vinculação deles à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Além disso, foi pensado o fortalecimento de aspectos conceituais e de gestão relacionados aos três eixos de atuação propostos para a política municipal que trata do tema: a prevenção, o tratamento e a reinserção social dos indivíduos.

De acordo com o Executivo, na justificativa anexa ao projeto, a proposta é uma ruptura com o aparato legal em que se baseiam as atuais concepções sobre tratamento e prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas adotadas a níveis estadual e federal, que são “baseadas no paradigma proibicionista e em valores morais e religiosos, fortemente amparados pela repressão e por um modelo de regulação imposto pela indústria em detrimento do papel regulador do Estado e do debate por parte da sociedade”.

Depois de receber pareceres favoráveis da Procuradoria da Casa e das Comissões de Legislação e Justiça; Administração e Serviços Públicos e de Direitos Humanos da Câmara Municipal, o novo projeto de lei foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes na plenária do dia 11 de outubro. Sendo aprovado também na próxima semana, será devolvido à Prefeitura para sanção da prefeita Marília Campos, passando a valer como lei municipal a partir da publicação do texto no Diário Oficial do Município.

 

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem