ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Parlamento Jovem de Minas aprova propostas para a terceira idade

4 de novembro, por Leandro Perché

Em Contagem, sob coordenação da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, duas instituições de ensino participaram ativamente do projeto.

Iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais – incluindo a Câmara Municipal de Contagem, através da sua Escola do Legislativo –, a 11ª edição do Parlamento Jovem de Minas chegou ao seu final nesta sexta-feira (31), com a realização da plenária estadual, na ALMG.

Estudantes de 27 cidades do Estado – incluindo Contagem, com o Instituto Educacional Novos Tempos e a Escola Estadual José da Silva Couto – aprovaram 15 propostas voltadas ao tema “Envelhecimento e qualidade de vida”. O documento final com as sugestões dos jovens foi entregue ao presidente da Comissão de Participação Popular da ALMG, deputado André Quintão (PT), que fará os encaminhamentos necessários.

A proposta de trabalho desta edição foi subdividida em três subtemas: “Direito ao envelhecimento com qualidade de vida”; “Promoção da convivência intergeracional”; e “Protagonismo social e político”. Nas etapas anteriores – municipal e regional – os estudantes selecionaram 56 sugestões. E, a partir delas, grupos de trabalho priorizaram 12 propostas, que formaram o documento-base analisado na plenária final. Duas foram suprimidas e cinco novas acrescentadas, por votação dos participantes.

Entre as propostas aprovadas, estão a implantação gradual de alas geriátricas nos hospitais públicos e conveniados; a criação da Secretaria Estadual do Idoso; a capacitação de professores para trabalharem de forma transversal o tema envelhecimento; e a isenção ou dedução de impostos de empresas que empreguem determinada porcentagem de idosos.

Também compõem o documento final votado pelos estudantes ações como a criação do Centro de Apoio e Valorização do Idoso (Cavi); de uma caravana voltada à terceira idade, por parte da ALMG, que teria como objetivo oferecer informações de utilidade pública para os idosos; e de projetos em parceria com as câmaras municipais que visem à participação dos idosos como protagonistas na formulação de políticas públicas relacionadas a esse segmento.

Autoridades destacam importância do projeto

14-11-03 - Parlamento Jovem na ALMG - Foto Leandro Perché (45)O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), parabenizou a vontade de servir à sociedade e a capacidade de colaboração dos participantes. “Não dá para construir a sociedade do futuro sem a participação de jovens idealistas como vocês. É essencial a junção da experiência dos mais vividos com o ímpeto dos mais novos”, destacou.

Em seu pronunciamento, o deputado André Quintão também enfatizou a abertura crescente da Casa para eventos e projetos de participação popular. Sobre o Parlamento Jovem de Minas, ele afirmou que é com grande satisfação que a cada edição percebe o aperfeiçoamento, a interiorização e o envolvimento de novos parceiros no projeto. “Não é um projeto para os jovens; ele é construído com os jovens, importante para o protagonismo juvenil”, resumiu.

A contribuição do Parlamento Jovem de Minas para a democracia foi abordada pelo professor Wanderley Felipe, pró-reitor de Extensão da PUC Minas. “A democracia é uma conquista que precisa de vigilância permanente, da participação de toda a população, incluindo os jovens”. O professor foi mais um a enaltecer o papel dos estudantes na iniciativa. “Poucos jovens do País fazem o que vocês fizeram: aderir a um projeto e gastar meses estudando-o, debatendo e formulando respostas”, concluiu.

PJ em Contagem

14-11-03 - Parlamento Jovem na ALMG - Foto Leandro Perché (31)A versão 2014 do Parlamento Jovem foi iniciada em abril. Em Contagem, os monitores da Câmara Municipal mobilizaram estudantes do ensino médio do Instituto Educacional Novos Tempos, na região da Sede, e da Escola Estadual José da Silva Couto, na regional Ressaca, e trabalharam a formação política desses jovens, explicando características e atribuições do Poder Legislativo e desenvolvendo o tema “Envelhecimento e qualidade de vida”.

Em agosto deste ano, 19 alunos das duas escolas participantes realizaram a plenária na Câmara Municipal de Contagem, quando 48 sugestões foram debatidas e votadas, dando origem a 19 propostas sobre o tema. Posteriormente, essas propostas integraram a plenária regional e foram apreciadas junto às sugestões de estudantes de Belo Horizonte e Betim.

Em conclusão, quatro estudantes de cada uma das 27 cidades participantes se reuniram na última semana, avaliando e tirando as propostas que foram levadas à plenária final na ALMG. Nessa etapa, representaram Contagem os estudantes Anna Carolina Maciel, Isadora Murta Valente e Yanka Medeiros Gonçalves, da escola Novos Tempos; e Gabriel Amorim Braga, da escola José da Silva Couto. Eles foram orientados pela monitora da Escola do Legislativo, Hellen Cristina Gomes Sobrinho, e sua coordenadora Eliene Carvalho.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem