O Legislativo de Contagem, representado pelo presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (SD), esteve em reunião na Secretaria de Governo, na Prefeitura de Contagem, na tarde da sexta-feira (17/03), com representantes dos transportadores escolares particulares. O objetivo foi apresentar ao Executivo as demandas da categoria em relação ao sistema público de transportes da rede municipal de ensino.
Recebido pelo subsecretário Hamilton Reis, Chiodi destacou ser “importante que a Prefeitura continue oferecendo o transporte gratuito para os alunos das escolas municipais, mas a categoria das vans escolares foi uma das mais prejudicadas durante a pandemia – sem aulas presenciais e sem benefícios no financiamento de veículos – e agora sofre com a migração de passageiros para o sistema público. Então, a ideia é avaliarmos, do ponto de vista jurídico e técnico, a inclusão desses trabalhadores no sistema”, explicou.
Os representantes dos transportadores pediram informações sobre a prestação de serviços dos ônibus escolares, destacaram que vêm enfrentando dificuldades nos últimos anos, e reforçaram o pedido por uma oportunidade para compor o sistema de transporte escolar da Prefeitura.
“Durante a pandemia, ficamos 100% com as atividades paralisadas, sem receber, e nem o auxílio do Governo Federal conseguimos. E o pós-pandemia também tem sido bem difícil para toda a sociedade, com desemprego e queda nas fontes de renda, o que faz os pais cortarem o pagamento do transporte escolar, optando pelo da Prefeitura. Não somos contra o transporte gratuito, pois traz muitos benefícios neste momento, mas gostaríamos de participar desse sistema, considerando que já passamos pelos cursos e exames exigidos e vistoria periódica de veículos”, destacou o presidente da Comissão de Transporte Escolar de Contagem, Valdeir Batista.
Chiodi ressaltou que há cerca de 450 vans escolares ativas cadastradas na TransCon e que cumpririam todos os critérios, com veículos novos e equipados e motoristas com todas as capacitações exigidas – e, por isso, estariam aptos ao serviço. O vereador pontuou que tanto a secretária de Educação, Telma Ribeiro, quanto a prefeita Marília Campos já se mostraram abertas ao diálogo.
Por fim, Hamilton Reis solicitou que a demanda fosse encaminhada de forma oficial à Secretaria de Governo, e se comprometeu a buscar uma resposta, nos próximos dias, em relação ao contrato de prestação de serviços públicos e a possibilidade e as condições de adesão dos transportadores particulares.
“Sempre houve esse trabalho concomitante dos ônibus escolares e das vans, e nunca tivemos problemas. Agora, aumentou muito a demanda pelo transporte gratuito, pela falta de condições dos pais, o que acarretou em uma disputa injusta. Por isso, queremos que a Prefeitura dê oportunidade para esses transportadores, mas isso vai depender do atual contrato de prestação de serviços e das condições que podem ser oferecidas para a categoria. Importante que a Secretaria de Administração faça essa avaliação e que converse com a cooperativa, para buscar uma solução”, concluiu Chiodi.
A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...
Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...
2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...