O presidente da Câmara de Contagem, vereador Alex Chiodi (SD), recebeu na tarde desta terça-feira (23/05) o líder da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em Contagem, Lucas Pereira. O objetivo da reunião foi esclarecer pontos da Lei 5350/2023, de autoria do parlamentar, que obriga bares, restaurantes e lanchonetes no município a manterem cardápios impressos, sem prejuízo da utilização dos meios digitais, para atender os clientes.
Aprovada em março deste ano pelo Legislativo, a nova lei entrou em vigor no início deste mês, com objetivo de oferecer uma alternativa para aqueles que não têm tanta familiaridade com a tecnologia dos cardápios digitais – acessados pela leitura, com a câmera do celular, dos chamados QR Codes –, ou clientes que não possuem celulares ou que estão com seu aparelho sem carga na bateria.
“Temos conversado com a Abrasel não apenas em relação a essa lei, mas desde a época da luta para garantir a atividade de bares e restaurantes durante a pandemia. Agora, com a aprovação desta lei, que garante a coexistência dos cardápios físicos junto com o digital, estamos planejando uma campanha conjunta para conscientização dos donos dos estabelecimentos da importância da iniciativa para garantir a inclusão de todos os clientes”, explicou Chiodi.
O vereador destaca que o intuito da legislação não é punitivo, mas de “ajudar bares e restaurantes a atraírem novos clientes que não são adeptos das tecnologias digitais e que preferem os cardápios impressos, isso, sem abrir mão do cardápio em QR Code, que está em alta no mercado e é tendência. Ela não proíbe a utilização de outros tipos de cardápio, mas evita o constrangimento daqueles que têm dificuldades com os menus virtuais e digitais”, esclarece.
Para Lucas Pereira, é importante que os mais de 6 mil bares e restaurantes de Contagem possam construir, junto com a Abrasel e com a Câmara, um procedimento que seja benéfico para os estabelecimentos e para os clientes. “O QR Code é evolução, todo mundo já usa e pode continuar utilizando. Não vemos com maus olhos os cardápios físicos, e vamos procurar os ajustes necessários para que eles possam ser incluídos nos estabelecimentos, de forma que seja positivo para ambos os lados e referência para outras cidades”, pontuou.
Por fim, Chiodi e Pereira ressaltaram que a legislação teve grande repercussão e tem sido exemplo para outros estados e municípios. “Estamos juntos nos avanços representados por essa lei, no planejamento de campanhas educativas e na busca de formas de facilitar que todos os estabelecimentos tenham o cardápio”, concluiu o representante dos bares de Contagem.
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...
A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...