ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Lei originada na Câmara institui política de segurança nas escolas

14 de junho de 2023, por Leandro Perché

Já está em vigor, em Contagem, a lei que trata da Política Municipal de Segurança e Proteção nas Escolas. Aprovada no final de abril pela Câmara Municipal, a Lei 5362/2023 se converte em uma resposta do poder público aos crescentes índices de violência nas unidades de ensino de todo o Brasil.

A legislação foi originada do Projeto de Lei 95/2021, proposto pela vereadora Silvinha Dudu (PV), que pretendia criar a Guarda Civil Escolar. No entanto, durante a tramitação, a proposta foi muito alterada por meio de uma emenda de liderança – assinada pela maioria dos vereadores – para que não fosse barrada pelo Executivo por problemas de constitucionalidade. Assim, se instituiu uma série de ações e atividades a serem desenvolvidas pela Guarda Civil de Contagem nas escolas com o objetivo de prevenção e combate à violência.

Entre as diretrizes propostas estão: atuação na prevenção à violência no ambiente escolar e seu entorno por meio de atividades educativas, patrulhamento e outras medidas de proteção à comunidade escolar; promoção de ações e atividades de cidadania e conscientização contra o uso de drogas, contra a violência e pela cultura da paz; aproximação dos órgãos de segurança municipais e da comunidade, incluindo famílias dos alunos e vizinhança das unidades de ensino; conscientização das crianças em relação aos tipos de violência, reduzindo casos de assédio, bullying e outros atos infracionais.

Veto parcial

Embora o projeto tenha sido alterado para cumprir os requisitos de legalidade, ele acabou sofrendo um veto parcial pelo poder Executivo, que publicou a nova Lei com a retirada de um parágrafo. Esse instrumento previa que a Guarda Civil poderia estabelecer parcerias com as instituições privadas de ensino, o que, segundo a Prefeitura, abriria margem à interpretação de que a Guarda Municipal teria a responsabilidade de atuar na segurança das escolas particulares.

De volta ao plenário nesta semana, o veto foi mantido por unanimidade pelos vereadores, e a Lei foi confirmada na Câmara sem o referido artigo. “Tendo em vista o veto parcial, que retira o parágrafo único do Artigo 2º, por conflito com o Estatuto da Guarda Municipal, me coloco favorável à sua aprovação. No entanto, já estou entrando com outro projeto para corrigir esse instrumento vetado. Lembrando que a nova lei já está em vigor, trazendo mais segurança para a comunidade escolar”, destacou Silvinha Dudu, durante a votação desta semana.

Veja mais notícias

Vereadores de Contagem protocolam mais de 90 projetos em três semanas

Mesmo antes do início da Sessão Legislativa de 2025, que será aberta em 04 de fevereiro, com a 1ª Reunião Ordinária do ano, os vereadores já protoc...

23 de janeiro, por Leandro Perché

Câmara concede título de Cidadania Honorária durante Missa Sertaneja

Uma manhã de domingo inesquecível para a comunidade da paróquia de São Judas Tadeu na Igreja de São Sebastião, no Eldorado. Contando com grande núm...

19 de janeiro, por Leandro Perché

Reunião com a PM debate segurança pública em Contagem

A Câmara Municipal de Contagem recebeu na manhã desta quarta-feira (15/01) o Comandante da 2ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) coro...

15 de janeiro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem