ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores aprovam projeto para reforçar segurança nas escolas de Contagem

28 de abril de 2023, por Leandro Perché

O assunto “violência nas escolas” foi muito abordado na Câmara de Contagem neste mês, com muitos debates e proposições para enfrentar o problema que aflige pais, estudantes e profissionais de educação e de segurança pública. Com o objetivo de prevenir as práticas violentas no ambiente escolar e garantir mais segurança para todos, os vereadores aprovaram, nesta semana, um projeto de lei (PL) que institui a política municipal de segurança e proteção nas escolas.

A ideia inicial do PL 95/2021, proposto pela vereadora Silvinha Dudu (PV), seria criar a Guarda Civil Escolar composta por membros da Guarda Civil de Contagem (GCC) e que atuaria em parceria com as secretarias municipais de Defesa Social e de Educação, instituições privadas e outras forças de segurança. No entanto, a matéria recebeu parecer contrário da procuradoria, seguido pela Comissão de Legislação e Justiça, que a considerou ilegal e inconstitucional, o que gerou muitos debates e, por fim, uma emenda modificativa.

A alteração significativa ao projeto, assinada pela maioria dos vereadores, retira a previsão da Guarda Escolar, mas cria uma política pública ampla que deve ser conduzida pela GCC, para reforçar as ações e atividades de prevenção e combate à violência que a força de segurança já desenvolve dentro das escolas e nas comunidades do entorno por meio da Patrulha Escolar.

Desta forma, essa política passa a ter diretrizes como: atuação na prevenção à violência no ambiente escolar e seu entorno por meio de atividades educativas, patrulhamento e outras medidas de proteção à comunidade escolar; promoção de ações e atividades de cidadania e conscientização contra o uso de drogas, contra a violência e pela cultura da paz; aproximação dos órgãos de segurança municipais e da comunidade, incluindo famílias dos alunos e vizinhança das unidades de ensino; conscientização das crianças em relação aos tipos de violência, reduzindo casos de assédio, bullying e outros atos infracionais.

A nova redação determina, ainda, que a Secretaria Municipal de Defesa Social atue em parceria com a Secretaria de Educação, podendo estabelecer parcerias com a iniciativa privada e órgãos de segurança estaduais e federais para garantir a execução da política municipal de segurança e proteção nas escolas.

Tramitação

Em pauta pela primeira vez no dia 10 de abril, o projeto e os pareces geraram longa discussão entre os parlamentares, que, em sua maioria, reconheceram a importância social da matéria, mas divergiram sobre a legalidade da proposta. Por fim, chegaram ao consenso de que, mesmo que o PL seguisse no Legislativo, ele teria dificuldades de ser sancionado pela Prefeitura; por isso, por unanimidade, os vereadores derrubaram o parecer das comissões, com o compromisso da autora de alterar a redação para superar o vício de legalidade.

“É um projeto que foi protocolado em 2021, e é importante que seja aprovado, pois estamos vivendo uma situação difícil no mundo todo, de ataque às escolas. Sou mãe e avó, não tenho sossego com a minha netinha na escola, e vejo que várias famílias sentem o mesmo. Por isso, propus a Guarda dentro da escola, pois seu objetivo não é proteger o patrimônio? O maior patrimônio que temos são nossas crianças”, defendeu a autora. “Agradeço a derrubada do parecer e, se depender de mim, para ter uma emenda para melhorar o projeto, pode contar comigo, pois o importante é garantir a segurança nas escolas”, completou.

Na semana seguinte, o projeto voltou ao plenário com pareceres favoráveis das comissões de Administração e Serviços Públicos e de Educação, mas sem mudanças significativas em sua redação. E ele foi aprovado em primeiro turno, com a expectativa da proposição de uma emenda de liderança – assinada pela maioria dos vereadores – para que não corresse o risco de sofrer veto quando fosse encaminhado à Prefeitura, por ser matéria de competência do Executivo.

Finalmente, na última terça-feira (25), o PL foi aprovado em segundo turno e redação final, com a emenda modificativa, criando a política municipal de segurança e proteção nas escolas. Ele segue agora para a Prefeitura, e passa a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial de Contagem. Em caso de veto, ele retorna para nova apreciação pela Câmara Municipal.

Foto de Capa: Janine Morais/PMC.

Veja mais notícias

Vereadores aprovam passeio ciclístico que alia mobilidade e proteçã...

Com o objetivo de incentivar o uso de bicicletas como uma alternativa de mobilidade mais ambientalmente sustentável e benéfica para a saúde, o Legi...

17 de setembro, por Leandro Perché

PL cria Mês da Enfermagem em Contagem

A Câmara de Contagem tem se notabilizado nos últimos anos pela aprovação de políticas voltadas para saúde pública. Só em 2025, os vereadores aprova...

17 de setembro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha reforço no combate ao preconceito de idade

Cerca de 16% da população brasileira é composta por pessoas com 60 anos ou mais, e a tendência é que essa porcentagem cresça a cada ano, podendo ch...

16 de setembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem