Comissão de Saúde da Câmara realizará audiência pública sobre o assunto na próxima segunda-feira (18/09) a partir das 14h para abordar o assunto
A Câmara de Contagem recebeu, na tarde desta segunda-feira (11/09), representantes do Sind Saúde Contagem (Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde). O objetivo do encontro foi debater o processo de aplicação do piso salarial da Enfermagem no município, além de um projeto sobre o tema que está na pauta de votação da reunião plenária desta terça-feira (12/09).
Participaram da reunião o presidente da Câmara, Alex Chiodi (SD), o líder de governo, vereador Teteco (MDB), e os vereadores Vinícius Faria (Republicanos) e Ronaldo Babão (Cidadania), que são membros da Comissão de Saúde. Do Sindicato, estiveram presentes Rafaele Cristina e Maria Auxiliadora Ramos.
Na ocasião, os parlamentares apresentaram para os representantes dos servidores da Saúde algumas informações sobre a aplicação do piso salarial da Enfermagem no município, debatidas em reunião realizada com as secretarias municipais de Administração e de Governo. Além disso, esclareceram o PL 13/2023, que “autoriza o repasse da assistência financeira complementar da União destinada ao cumprimento dos pisos salariais nacionais de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras”.
O presidente da Câmara iniciou a reunião pontuando que o posicionamento da Administração Municipal é que o projeto de lei apresentado seria o cumprimento daquilo que foi determinado pelo Ministério da Saúde, com base em decisões do Supremo Tribunal Federal.
Dessa forma, considerando a Lei Federal 14.434/2022, que institui o piso, o Município teve que informar os dados dos servidores na plataforma InvestSUS, para fazer jus ao repasse de recursos federais. Com base nessas informações, o Ministério da Saúde repassou os valores necessários para complementar o salário dos servidores que estariam com vencimentos abaixo do novo piso. No entanto, o Município verificou problemas na lista e no perfil de servidores da Saúde, divulgado pelo Governo Federal, e já teria encaminhado o pedido de retificação no sistema, com todos os dados atualizados, aguardando resposta do Ministério.
Nesse sentido, segundo a Comissão de Saúde, o projeto em pauta na Câmara não representaria, de fato, a implantação do piso salarial da Enfermagem em Contagem, mas apenas a autorização para que o Município repasse o recurso federal para os servidores que ainda não fazem jus ao novo piso estabelecido. Os vereadores reforçaram, ainda, que não caberia ao Legislativo propor qualquer emenda para modificar o PL, pois seria vetada pelo Executivo.
Os representantes do Sind Saúde agradeceram à Câmara pelo envolvimento na causa e pelo esclarecimento à categoria. E reclamaram do que chamaram de “imprecisão e falta de clareza na Lei Federal que estabelece o novo piso”, e da falta de diálogo da Prefeitura de Contagem com a categoria sobre o tema.
Audiência Pública
Com o objetivo de debater com mais profundidade esse assunto, a Comissão de Saúde propôs uma audiência pública na Câmara reunindo servidores da Saúde e representantes do poder público nos âmbitos municipal, estadual e federal. E o encontro será realizado na próxima segunda-feira (18/09) às 14h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo de Contagem.
“A ideia é votarmos o projeto em primeiro turno nesta terça-feira, e empreendermos esse amplo debate na próxima semana, com representantes dos servidores e da Prefeitura, antes de concluirmos a apreciação dessa matéria em segundo turno e redação final, pois é um tema de grande alcance social, que trata da valorização dessa categoria tão importante”, conclui Chiodi.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...