A Câmara de Contagem recebeu, na última sexta-feira (10/11), trinta alunos do quinto ao nono ano da Escola Municipal José Silvino Diniz, localizada no bairro Solar do Madeira. Embora o Legislativo receba regularmente alunos contagenses pelo projeto Câmara Aberta, da Escola do Legislativo, desta vez os visitantes eram do programa Juventude Cidadã.
O Juventude Cidadã é um programa desenvolvido de forma conjunta pelas secretarias municipais de Defesa Social, de Educação, de Cultura, de Esporte, Lazer e Juventude, de Direitos Humanos e Cidadania, além das forças integradas de segurança pública: Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil e demais parceiros.
Na prática, o programa, implementado em 2022, trabalha, a cada seis meses, com uma escola da rede pública de ensino de Contagem, com o objetivo de prevenir e reduzir as violências no ambiente escolar. No primeiro semestre, o trabalho foi feito com alunos da Escola Municipal Professor Hilton Rocha.
Acredita-se que, ao fomentar uma cultura de paz nas escolas, trabalhando temas diversos de prevenção à violência, seja possível reduzir o número de acionamento da Guarda Civil, bem como melhorar os índices de desempenho escolar e reduzir a evasão, conforme explicou a gerente de Proteção Escolar da Guarda Civil de Contagem, Renata Nunes de Jesus.
A vinda à Câmara fazia parte de um cronograma de visitas e palestras iniciado no dia 3 de outubro – quando os alunos tiveram a aula inaugural do programa – e que será concluído no dia 8 de dezembro, com a solenidade de formatura dos trinta novos “jovens cidadãos” de Contagem.
Por dentro do Legislativo
Ao chegarem à Câmara, os alunos foram recepcionados no plenário pelos coordenadores da Escola do Legislativo: Tiago Martins e Eliane Oliveira. Juntamente com a secretária de Defesa Social, Viviane França, Eliane explicou um pouco sobre o trabalho dos parlamentares, simulando rapidamente uma reunião plenária com os alunos.
No papel de “vereadores”, os jovens fizeram reclamações e apontaram algumas necessidades urgentes em seus bairros. A “vereadora” Laura, por exemplo, cobrou iluminação pública. “Na minha rua fica tudo muito escuro à noite”, disse. Já o “vereador” Pedro pediu um cuidado especial com o asfalto. “Porque as ruas do meu bairro estão ruins demais”, reforçou.
A temática do encontro, além de conhecer o papel dos vereadores, era “Trabalho Infantil”. Assim, os estudantes assistiram também a um curta-metragem que abordava o tema, cujo nome era “Vida Maria”.
A excursão ao Legislativo terminou com o encontro dos alunos com o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi. Na presidência, eles reforçaram as demandas dos bairros e, entre explicações e solicitações, Chiodi aproveitou para anunciar a já tradicional “Carreta do Papai Noel”, que este ano vai acontecer no dia 26 de novembro, na porta da Câmara.
Em julho deste ano, a Lei Federal nº 15.181/2025 tornou mais severas as punições para os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equi...
Foi aprovado nesta terça-feira, 26/08, o Projeto de Lei 62 de 2025, que traz modificações para a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Ag...
O Brasil é um dos países com os mais altos índices de agressões contra professores, figurando, ainda, no ranking de ambiente mais propício ao bully...