A Câmara de Contagem recebeu, na última sexta-feira (10/11), trinta alunos do quinto ao nono ano da Escola Municipal José Silvino Diniz, localizada no bairro Solar do Madeira. Embora o Legislativo receba regularmente alunos contagenses pelo projeto Câmara Aberta, da Escola do Legislativo, desta vez os visitantes eram do programa Juventude Cidadã.
O Juventude Cidadã é um programa desenvolvido de forma conjunta pelas secretarias municipais de Defesa Social, de Educação, de Cultura, de Esporte, Lazer e Juventude, de Direitos Humanos e Cidadania, além das forças integradas de segurança pública: Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil e demais parceiros.
Na prática, o programa, implementado em 2022, trabalha, a cada seis meses, com uma escola da rede pública de ensino de Contagem, com o objetivo de prevenir e reduzir as violências no ambiente escolar. No primeiro semestre, o trabalho foi feito com alunos da Escola Municipal Professor Hilton Rocha.
Acredita-se que, ao fomentar uma cultura de paz nas escolas, trabalhando temas diversos de prevenção à violência, seja possível reduzir o número de acionamento da Guarda Civil, bem como melhorar os índices de desempenho escolar e reduzir a evasão, conforme explicou a gerente de Proteção Escolar da Guarda Civil de Contagem, Renata Nunes de Jesus.
A vinda à Câmara fazia parte de um cronograma de visitas e palestras iniciado no dia 3 de outubro – quando os alunos tiveram a aula inaugural do programa – e que será concluído no dia 8 de dezembro, com a solenidade de formatura dos trinta novos “jovens cidadãos” de Contagem.
Por dentro do Legislativo
Ao chegarem à Câmara, os alunos foram recepcionados no plenário pelos coordenadores da Escola do Legislativo: Tiago Martins e Eliane Oliveira. Juntamente com a secretária de Defesa Social, Viviane França, Eliane explicou um pouco sobre o trabalho dos parlam
entares, simulando rapidamente uma reunião plenária com os alunos.
No papel de “vereadores”, os jovens fizeram reclamações e apontaram algumas necessidades urgentes em seus bairros. A “vereadora” Laura, por exemplo, cobrou iluminação pública. “Na minha rua fica tudo muito escuro à noite”, disse. Já o “vereador” Pedro pediu um cuidado especial com o asfalto. “Porque as ruas do meu bairro estão ruins demais”, reforçou.
A temática do encontro, além de conhecer o papel dos vereadores, era “Trabalho Infantil”. Assim, os estudantes assistiram também a um curta-metragem que abordava o tema, cujo nome era “Vida Maria”.
A excursão ao Legislativo terminou com o encontro dos alunos com o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi. Na presidência, eles reforçaram as demandas dos bairros e, entre explicações e solicitações, Chiodi aproveitou para anunciar a já tradicional “Carreta do Papai Noel”, que este ano vai acontecer no dia 26 de novembro, na porta da Câmara.
As ouvidorias são instrumentos legítimos criados para acolher as demandas da população e encaminhá-las aos órgãos competentes. Criada em 2013, a Ou...
“Facilitou muito a vida, principalmente para quem tem alguma deficiência ou dificuldade de mobilidade. Assim, não precisamos nos deslocar para luga...
O primeiro ano da 20ª Legislatura da Câmara de Contagem foi marcado por intensa produção legislativa: foram protocolados 583 projetos de lei (PL) e...