ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores cobram respostas da Saúde em reunião na Presidência da Câmara

22 de novembro de 2023, por lorena.carazza

A tarde da última terça-feira (21/11)  foi marcada por reuniões importantes entre vereadores e secretários da administração municipal. A primeira delas reuniu parlamentares e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde; além do secretário, Fabrício Simões, a subsecretária de Atenção à Saúde, Rejane Balmant Letro, o diretor de Engenharia da Secretaria de Saúde, Leonardo Lopes, e a superintendente de Estrutura, Cássia Félix. 

O encontro deu a oportunidade de cada vereador expor problemas e demandas relativos à saúde. A maior parte dos questionamentos, no entanto, foram sobre infraestrutura – reformas, construções e intervenções. A entrega da Unidade XVI conjugada com o Caps Sede e da UPA Nacional, as reformas necessárias no Hospital Municipal, a conclusão de UBSs que já estão em andamento e o início da construção de outras foram algumas das cobranças feitas pelos vereadores.

Segundo o secretário, 30 Unidades Básicas de Saúde estão passando por reformas, além das que estão sendo construídas. No entanto, ao traçar uma “linha histórica da infraestrutura”, Fabrício explicou que a entrega do contrato (sem a conclusão dos serviços) pela empresa ganhadora da licitação para as obras da saúde atrasou a maioria das entregas. 

Atualmente, no entanto, a Construtora Israel – antiga executante – e a nova ganhadora da licitação – KTM Engenharia – já estão em processo de transição de informações para que as obras sejam rapidamente retomadas no ritmo esperado. 

Previsão de recursos

O secretário Fabrício Simões anunciou a breve liberação de um recurso de R$124 milhões da saúde. Trata-se de uma verba que estava retida no Fundo Municipal de Saúde e que poderá ser utilizada para as demandas da cidade. Assim como Contagem, outras cidades de Minas serão beneficiadas.

Os recursos retidos até 31/12/2022 compõem os repasses do estado de Minas Gerais para a saúde, entre os anos de 2013 e 2020. A liberação foi por meio de um projeto de lei que teve sua tramitação na Assembleia Legislativa concluída em maio deste ano e contou com a articulação da prefeita Marília Campos.

“Aqui Tem Remédio”

Outro assunto de destaque foi a falta de medicamentos nas farmácias distritais da cidade. De acordo com Rejane Balmont, hoje Contagem tem 138 itens (medicamentos) na lista de distribuição municipal, e apenas 12% estão em falta. Há, contudo, medicamentos que estão com atraso na entrega. 

A Secretaria informou que a modalidade de aquisição dos remédios favorece atrasos: como a compra é feita pelo estado – o que permite melhores preços -, a distribuição, por vezes, fica prejudicada. “Os fornecedores têm que atender todo o estado e essa logística é um ponto do atraso”, disse Fabrício, ressaltando que falta de matéria-prima não é mais um problema. 

De qualquer forma, Fabrício destacou a facilidade trazida pelo “Aqui Tem Remédio”: plataforma que deve ser acessada pelo site da Prefeitura Municipal de Contagem. Nela, além do endereço das 16 farmácias distritais e a lista completa de medicamentos fornecidos pelo município, é possível ver quais estão disponíveis ou não em cada unidade. 

Convite

Por fim, a Secretaria de Saúde convidou os vereadores e população para o lançamento do novo pacote de obras e intervenções na saúde, voltadas para a urgência e emergência. O evento vai acontecer em frente à UPA JK, no próximo sábado (25/11), a partir das 9h.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem