ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores cobram respostas da Saúde em reunião na Presidência da Câmara

22 de novembro, por lorena.carazza

A tarde da última terça-feira (21/11)  foi marcada por reuniões importantes entre vereadores e secretários da administração municipal. A primeira delas reuniu parlamentares e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde; além do secretário, Fabrício Simões, a subsecretária de Atenção à Saúde, Rejane Balmant Letro, o diretor de Engenharia da Secretaria de Saúde, Leonardo Lopes, e a superintendente de Estrutura, Cássia Félix. 

O encontro deu a oportunidade de cada vereador expor problemas e demandas relativos à saúde. A maior parte dos questionamentos, no entanto, foram sobre infraestrutura – reformas, construções e intervenções. A entrega da Unidade XVI conjugada com o Caps Sede e da UPA Nacional, as reformas necessárias no Hospital Municipal, a conclusão de UBSs que já estão em andamento e o início da construção de outras foram algumas das cobranças feitas pelos vereadores.

Segundo o secretário, 30 Unidades Básicas de Saúde estão passando por reformas, além das que estão sendo construídas. No entanto, ao traçar uma “linha histórica da infraestrutura”, Fabrício explicou que a entrega do contrato (sem a conclusão dos serviços) pela empresa ganhadora da licitação para as obras da saúde atrasou a maioria das entregas. 

Atualmente, no entanto, a Construtora Israel – antiga executante – e a nova ganhadora da licitação – KTM Engenharia – já estão em processo de transição de informações para que as obras sejam rapidamente retomadas no ritmo esperado. 

Previsão de recursos

O secretário Fabrício Simões anunciou a breve liberação de um recurso de R$124 milhões da saúde. Trata-se de uma verba que estava retida no Fundo Municipal de Saúde e que poderá ser utilizada para as demandas da cidade. Assim como Contagem, outras cidades de Minas serão beneficiadas.

Os recursos retidos até 31/12/2022 compõem os repasses do estado de Minas Gerais para a saúde, entre os anos de 2013 e 2020. A liberação foi por meio de um projeto de lei que teve sua tramitação na Assembleia Legislativa concluída em maio deste ano e contou com a articulação da prefeita Marília Campos.

“Aqui Tem Remédio”

Outro assunto de destaque foi a falta de medicamentos nas farmácias distritais da cidade. De acordo com Rejane Balmont, hoje Contagem tem 138 itens (medicamentos) na lista de distribuição municipal, e apenas 12% estão em falta. Há, contudo, medicamentos que estão com atraso na entrega. 

A Secretaria informou que a modalidade de aquisição dos remédios favorece atrasos: como a compra é feita pelo estado – o que permite melhores preços -, a distribuição, por vezes, fica prejudicada. “Os fornecedores têm que atender todo o estado e essa logística é um ponto do atraso”, disse Fabrício, ressaltando que falta de matéria-prima não é mais um problema. 

De qualquer forma, Fabrício destacou a facilidade trazida pelo “Aqui Tem Remédio”: plataforma que deve ser acessada pelo site da Prefeitura Municipal de Contagem. Nela, além do endereço das 16 farmácias distritais e a lista completa de medicamentos fornecidos pelo município, é possível ver quais estão disponíveis ou não em cada unidade. 

Convite

Por fim, a Secretaria de Saúde convidou os vereadores e população para o lançamento do novo pacote de obras e intervenções na saúde, voltadas para a urgência e emergência. O evento vai acontecer em frente à UPA JK, no próximo sábado (25/11), a partir das 9h.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem