ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Dezembro Verde: ações da Câmara contra o abandono e maus-tratos aos animais

9 de dezembro de 2025, por Leandro Perché

Embora não haja estatísticas oficiais, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas do Brasil. O abandono de animais é crime desde 1998 de acordo com a Lei Federal 9.605 e, no ano de 2020, a Lei 14.064 aumentou a pena de maus-tratos, com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda de cães e gatos. No entanto, o problema persiste e apresenta aumento significativo no final do ano, período de férias e festividades.

Preocupados com essa prática, os vereadores de Contagem têm, nos últimos anos, proposto e votado uma série de projetos relacionados aos direitos dos animais. E uma das iniciativas nesse sentido aprovadas na Câmara foi a Lei 4991/2019, que institui a campanha contra o abandono de animais – “Dezembro Verde” – originária de um projeto do vereador Daniel Carvalho (PSD).

“A legislação tem como objetivo conscientizar a população de que o abandono de animais é crime, além de ser um ato cruel e degradante que pode condenar o animal abandonado à morte. Essa campanha deve ser realizada anualmente em dezembro, época em que o abandono aumenta. E estamos atentos para cobrar que a Prefeitura amplie as ações e atividades deste mês para conscientizar as pessoas sobre essa prática cruel e criminosa”, destaca o autor.

Carvalho acrescenta que o Legislativo vem reforçando, todos os anos, a legislação para coibir o abandono e os maus-tratos aos animais e buscando ampliar as políticas públicas sobre o assunto. Além disso, por reiteradas solicitações dos vereadores, a administração municipal realizou “um grande avanço com a criação, em 2023, da Superintendência de Defesa Animal, que compõe a estrutura da Prefeitura de Contagem, ligada à Secretaria de Meio Ambiente, e se converte em uma instância importante para o direito dos animais”.

De acordo com o vereador, no entanto, “só a lei não é suficiente, por isso, indicamos, fiscalizamos e lutamos muito pela Superintendência, pelo cadastro dos protetores, pelo castramóvel e pelo veículo para a Zoonoses. Precisamos, ainda, de recursos para executar as políticas para os animais e para realizar, por exemplo, mutirões de castração, apoio aos protetores, políticas de posse responsável, veterinário. Por isso, proponho a efetivação do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, que já existe, mas não tem funcionado”, conclui.

Ações da Câmara

A pauta da defesa dos animais tem tido grande destaque na Câmara de Contagem nos últimos anos. Entre as leis propostas e aprovadas no Legislativo, as mais recentes são: a proibição de abraçadeiras de nylon em procedimentos cirúrgicos realizados em animais; a restrição à comercialização, distribuição, fornecimento e manutenção em depósito de fogos de artifício barulhentos; e a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais.

Destacam-se também a criação do Conselho Municipal do Bem-Estar dos Animais; a instituição da campanha “Abril Laranja”, de prevenção contra a crueldade animal; a proibição do adestramento agressivo e invasivo contra animais domésticos; a criação do disque-denúncia de violência contra os animais; e a obrigatoriedade de clínicas, consultórios e pet shops em comunicar imediatamente à Polícia Militar qualquer caso constatado de maus-tratos; além de esses estabelecimentos serem obrigados a manterem cartazes, em local visível, sobre os crimes de maus-tratos e os telefones para denúncia.

Na Câmara, também tiveram origem as leis que tratam de parcerias para o acolhimento e proteção dos animais; da instalação de comedouros para animais de rua; da divulgação de animais disponíveis na Zoonoses para adoção; e a lei que determina que quem cometer crime de maus-tratos contra animais deve arcar com as despesas de tratamento do animal (Lei 5417/23).

Veja mais notícias

Dezembro Verde: ações da Câmara contra o abandono e maus-tratos aos...

Embora não haja estatísticas oficiais, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandon...

9 de dezembro, por Leandro Perché

Laço Branco: o compromisso dos homens pelo fim da violência contra ...

A violência ainda faz parte da realidade de muitas brasileiras. De acordo com pesquisa do Instituto DataSenado, 3,7 milhões de mulheres sofreram al...

8 de dezembro, por Marco Túlio de Sousa

Proteção à mulher ganha destaque na Tribuna Livre

Novembro e dezembro são meses de mobilização contínua pelo fim da violência contra as mulheres. Do dia 20 de novembro a 10 de dezembro ocorre a cam...

5 de dezembro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem