ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Secretaria de Saúde fala sobre a situação da dengue em Contagem na Tribuna da Câmara

7 de fevereiro de 2024, por lorena.carazza

Foto: Ronnie Von/PMC

Clima tropical, com oscilação entre dias quentes, muito quentes e chuva. Esta é a descrição não só do clima que temos enfrentado desde o fim do ano passado, mas também do ambiente ideal para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito que transmite, entre outras doenças, a dengue, a zika e a chikungunya. Não é coincidência, então, que as notícias dos jornais tenham mostrado, dia a dia, o aumento dos casos dessas chamadas arboviroses.

A estimativa do Ministério da Saúde é de que o País deva registrar mais de 2 milhões de casos este ano e, seguindo o crescimento dos números nacionais, Contagem está oficialmente no meio de uma epidemia dupla de dengue e chikungunya. A situação foi relatada pela subsecretária de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Rejane Letro, durante a primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Contagem, realizada na manhã desta terça-feira (06/02). 

Convidada pelos vereadores Vinícius Faria (Republicanos) e Ronaldo Babão (Cidadania), presidente e relator da Comissão de Saúde da Câmara, respectivamente, Rejane ocupou a Tribuna Livre da Câmara para falar sobre a atual situação do município e as ações da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem diante da epidemia, especialmente a respeito do plano de contingência que vem sendo construído desde 2023 e que inclui diversos eixos de trabalho, órgãos e secretarias da administração municipal. 

Casos ainda devem aumentar

Segundo Rejane, até o ano passado os casos de dengue registrados em Contagem eram do vírus tipo I e II. No entanto, em 2024 já foi identificada a contaminação pelo sorotipo III, especificamente na regional Nacional, a mais próxima do bairro Confisco, em Belo Horizonte, onde foi observado o primeiro caso de contaminação pelo tipo III no fim de 2023. 

E embora haja atenção especial da Secretaria de Saúde sobre a dengue, Rejane explica que a epidemia ainda não atingiu o seu pico, e os casos devem aumentar consideravelmente nas próximas semanas. “Essa situação está apenas começando. Já vimos que essa epidemia está 10 semanas adiantada, já que no ano passado o pico foi no mês de abril. Esse ano, a elevação vai ser antecipada, e é importante estarmos todos preparados para ações devidas”, disse, reforçando a necessidade de ações conjuntas entre população, Executivo e Legislativo. 

Ações concretas

A Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado em conjunto com a Vigilância Sanitária no sentido de visitar, conscientizar e, se necessário, notificar proprietários e moradores de locais potencialmente perigosos para a proliferação do  Aedes aegypti. “Temos tido resultados positivos com a intervenção da Vigilância Sanitária”, conta Rejane, explicando, também, que Contagem tem 300 pontos estratégicos e monitorados, considerados “de risco”, que recebem visitas quinzenais da Secretaria.

Rejane Letro, subsecretária de Atenção à Saúde da SMS

Já o trabalho com a Limpeza Urbana garante, a partir desta terça-feira (06/02), os mutirões de limpeza. De acordo com a Prefeitura, a mobilização acontecerá às terças e quintas-feiras, sendo duas regiões contempladas por dia, totalizando quatro Distritos Sanitários por semana. A expectativa é de que sejam realizados 46 mutirões até o mês de abril, com cobertura de, aproximadamente, 138 mil residências. Antes da ação, os moradores da região são informados sobre o dia e horário que o caminhão passará recolhendo os chamados “inservíveis”: objetos que não estão sendo utilizados e que podem ser focos de proliferação das larvas do mosquito. 

Além disso, o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) está sendo intensificado nas áreas do Nacional e Ressaca, onde há maior incidência das arboviroses. Rejane alerta que o deslocamento de equipes e a concentração de trabalho em locais específicos será necessário no momento. Nessas regiões, inclusive, a Secretaria já põe em prática o “bloqueio de transmissão”, ou seja, o isolamento e a limpeza/desinfecção das residências e peridomicílio de pessoas contaminadas, especialmente com o sorotipo III. 

De acordo com a subsecretária, a “porta de entrada” para aqueles que apresentam sintomas de dengue são as Unidades Básicas de Saúde. Nesses locais, os pacientes podem fazer o teste rápido e, se necessário, receber atendimento médico e hidratação endovenosa. 

Para auxiliar nesse fluxo, desde esta terça-feira, também, entra em funcionamento, no Eldorado, a Central de Hidratação. Localizada na avenida principal do Cinco (Trajano de Araújo Viana, nº1838), onde funcionava o Quinto Sport Mall, no local será possível ser consultado, receber prescrição médica e tomar hidratação endovenosa. O objetivo é desafogar o atendimento nas Upas e Unidades Básicas de Saúde.

Próximos passos 

De acordo com Rejane, Contagem já iniciou o processo de locação de drones, com o objetivo de mapear pelo menos 30% do território do município. Os equipamentos, além de identificar possíveis focos, poderão dispensar larvicidas nos locais de difícil acesso, onde os ACE não conseguem chegar. 

Está em andamento, também, o pedido para a utilização do UBV – chamado também de carro “fumacê” – na cidade. A liberação do carro e do inseticida depende exclusivamente da Secretaria de Estado da Saúde, e o pedido já foi feito há, pelo menos, 20 dias, conforme a subsecretária. 

Por fim, depois do Carnaval, a Prefeitura, por sugestão da Câmara, fará boletins informativos personalizados por regional, dando aos moradores orientações claras e diretas sobre sintomas, medidas de prevenção, números e informações sobre as datas de mutirões de limpeza em cada local. 

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem