ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

PL proposto pela Câmara pretende garantir vaga na mesma escola para irmãos

7 de outubro de 2024, por Lorena Carazza

Um projeto de lei (PL 219/22) aprovado em plenário nesta terça-feira (24/09), na Câmara de Contagem, pretende garantir prioridade de matrícula para irmãos na mesma unidade escolar da Rede Municipal de Ensino da cidade. Caso seja sancionada pela prefeita Marília Campos, a proposição deve tornar mais fácil a vida de pais, mães e responsáveis que possuem mais de uma criança em idade escolar.

Ainda de acordo com o texto do projeto, no caso de não haver, na mesma escola, as etapas ou ciclos de ensino dos irmãos – estando um no Ensino Infantil (Cemei) e outro no Ensino Médio, por exemplo -, o PL prevê a garantia de matrícula na unidade mais próxima uma da outra.

Segundo o vereador Daniel Carvalho, autor da proposição, “dar efetividade a esse direito traz conforto e economia às famílias, uma vez que a matrícula em unidades distintas pode trazer custos adicionais de deslocamento e contratempos logísticos aos responsáveis”.

Além da vantagem logística, ao estudarem na mesma escola, os irmãos tendem a fortalecer os laços, uma vez que poderão compartilhar situações, desafios e experiências cotidianas em um ambiente que não é a própria casa. No mais, podem haver situações de apoio mútuo, incentivando o censo de união familiar.

Legislação relacionada

Desde de 2009, a legislação brasileira garante o acesso do estudante à unidade de ensino mais próxima da sua residência: a Lei 11.700/2009, ao acrescentar o inciso X ao artigo 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), estabelece que o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado “mediante a garantia de vaga na escola pública de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar quatro anos de idade”.

Além disso, o direito de estudar perto de casa também está disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8.069/1990). Alterado pela Lei Federal 13.845/2019, a legislação amplia seu alcance, assegurando “acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica”.

*Notícia do dia 27/09/2024, publicada em 07/10/2024 em função das restrições impostas pela Lei Eleitoral.

Veja mais notícias

Projeto reforça transparência nas contas públicas do município

Além de propor e aprovar leis, uma das principais funções do Poder Legislativo é a fiscalização. É dever dos parlamentares zelar pela aplicação cor...

18 de setembro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores aprovam passeio ciclístico que alia mobilidade e proteçã...

Com o objetivo de incentivar o uso de bicicletas como uma alternativa de mobilidade mais ambientalmente sustentável e benéfica para a saúde, o Legi...

17 de setembro, por Leandro Perché

PL cria Mês da Enfermagem em Contagem

A Câmara de Contagem tem se notabilizado nos últimos anos pela aprovação de políticas voltadas para saúde pública. Só em 2025, os vereadores aprova...

17 de setembro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem