ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

PL transfere cargos da Secretaria de Meio Ambiente para a PARC

10 de dezembro de 2024, por Marco Túlio de Sousa

Os vereadores de Contagem aprovaram na 41ª Reunião Ordinária, realizada nesta terça-feira (10/12), o Projeto de Lei Complementar 007/ 2024 do Poder Executivo que altera a Lei Complementar 202/ 2016, que dispõe sobre as funções de confiança e especial ocupadas por servidores públicos municipais. O PL acrescenta a nova Autarquia Municipal de Parques e Praças de Contagem (PARC) ao texto legislativo no conjunto das autarquias já existentes, ou seja, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) e a Fundação de Ensino de Contagem (Funec).

Além disso, autoriza a transferência de cinco cargos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para a PARC, sendo eles: duas funções de confiança de Agente de Contratação e três funções especiais de Equipe de Apoio de Agente de Contratação.

Na justificativa que acompanha o projeto, a prefeita Marília Campos (PT) argumenta que “a transferência de funções gratificadas (…) fundamenta-se na alteração das atribuições afetas à área de licitação dos parques, praças e áreas verdes de Contagem, que foram repassadas para a PARC e retiradas da Semad”. Dessa forma, continua Marília, o projeto “não produz impacto do ponto de vista financeiro do ponto de vista orçamentário-financeiro”. Trata-se, portanto, de um remanejamento de pessoal que visa qualificar a PARC a partir da estrutura já existente na Secretaria de Meio Ambiente.

O projeto do Poder Executivo recebeu parecer pela sua legalidade e constitucionalidade da Procuradoria da Câmara e votos favoráveis de todos os parlamentares, com exceção do vereador Abne Motta (PRD). Tendo em vista que não passou por nenhuma emenda na Câmara, o PL deve ser sancionado pela Prefeitura e tornar-se lei.

PARC

A Autarquia Municipal de Parques e Praças de Contagem (PARC), que é objeto do projeto, foi criada este ano a partir da Lei Complementar 373 de 2024. Segundo a lei, o novo órgão tem por objetivo “desenvolver atividades, programas e projetos de conservação de parques, unidades de conservação, áreas verdes e de preservação ambiental municipais, gerir a limpeza e manutenção de praças, parques, canteiros e demais áreas verdes municipais”.

O impacto financeiro estimado é da ordem de aproximadamente R$ 7 milhões, a serem executados de 2024 a 2026.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem