ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Operação de crédito garante investimentos em mobilidade, infraestrutura, educação e outras áreas

17 de dezembro de 2024, por lorena.carazza

A Câmara autorizou, por meio da aprovação do Projeto de Lei 12/2024, a contratação de uma operação de crédito com a Caixa Econômica Federal pelo Poder Executivo. A operação será concretizada em 2025 e pode chegar a 240 milhões de reais.

O valor, segundo a justificativa do governo municipal, será destinado à “complementação dos programas e ações desenvolvidos na área de infraestrutura de educação, mobilidade urbana, transportes, saneamento, drenagem, habitação, equipamentos públicos, consultoria e projetos, reajustamentos, bem como ao pagamento de desapropriações, aporte de contrapartidas e demais ações definidas no Plano Plurianual”.

O PL autoriza, ainda, que o município, como garantia da dívida, transfira à Caixa Econômica as parcelas do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e outros impostos ou receitas.

O PL foi aprovado com uma emenda de liderança, que garante que a operação observe os limites do art. 167 III e 167 A da Constituição Federal e a Resolução do Senado 043/2001. 

A primeira veda “a realização de operações de crédito que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta”. A segunda, por sua vez, “dispõe sobre as operações de crédito interno e externo dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, inclusive concessão de garantias, seus limites e condições de autorização”. 

A proposição já foi enviada à Prefeitura e será publicada no diário oficial do Município assim que a prefeita Marília campos sancionar a matéria.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem