ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Trem de passageiros na RMBH será discutido em audiência nesta quarta-feira

31 de março de 2025, por lorena.carazza

A Câmara Municipal de Contagem sediará, na próxima quarta-feira (02/04), das 14h às 18h, no plenário da Casa, uma audiência pública sobre “A volta do trem de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte”. O encontro, organizado pelo gabinete da vereadora Adriana Souza (PT), será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Câmara.

O tema vem sendo debatido por sindicatos, organizações não governamentais, movimentos sociais e entidades ligadas ao transporte urbano metropolitano há alguns anos, com o objetivo de garantir recursos e superar entraves burocráticos para viabilizar a expansão das malhas ferroviárias destinadas ao transporte de passageiros entre as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O evento apresentará dados técnicos, experiências populares e propostas legislativas que indicam caminhos para a reativação das linhas férreas como solução viável e sustentável para a mobilidade urbana na região. A audiência contará com a participação de representantes do governo federal, pesquisadores, lideranças comunitárias, movimentos sociais e parlamentares de Contagem, Belo Horizonte, Santa Luzia e Ribeirão das Neves.

Em 2023, a Câmara de Contagem participou de um encontro sobre o tema, reunindo representantes dos municípios de Contagem, Belo Horizonte e Betim. Na ocasião, por iniciativa da prefeita Marília Campos (PT), foi apresentada uma proposta conceitual de traçado ferroviário com extensão de 41,1 km, utilizando uma linha já existente. O percurso partiria do centro de Belo Horizonte, com paradas no bairro Beatriz, em Contagem, e em dois pontos de Betim, permitindo um deslocamento estimado de 35 minutos para todo o trajeto.

O modal teria capacidade para transportar até 3 mil passageiros por composição, formada por oito a 12 vagões, funcionando de forma complementar ao metrô e às linhas de ônibus já existentes, com operação em horários predefinidos. A proposta prevê o aproveitamento da linha férrea paralela à Via Expressa, que já tem metade de seus 36 km duplicados. O trecho contaria com quatro estações simples e foi orçado, em agosto de 2023, em R$ 330 milhões, com prazo de implantação estimado em um ano e meio.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem