ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

“Dia Azul” reúne famílias atípicas no mês de conscientização sobre o autismo

11 de abril de 2025, por lorena.carazza

As famílias atípicas de Contagem tiveram uma manhã especial nesta quinta-feira (10/04). A Câmara Municipal, em parceria com a Prefeitura e a APAE, realizou o “Dia Azul”, um evento voltado para as crianças autistas e suas famílias, com atrações, serviços e diversão. O evento aconteceu na área do Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira (CER-IV), localizado no bairro Europa, equipamento público municipal que oferece serviços de habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e múltiplas deficiências.

Além da Ouvidoria e do Procon da Câmara, o evento contou com atendimento médico, massagem, musicoterapia, corte de cabelo e espaço da beleza, pipoca, algodão-doce, pintura facial, balões e espaço kids com diversos brinquedos para a diversão das crianças. “Eles gostaram de tudo, fizeram de tudo um pouco”, contou Erlon Francis Gomes, que, na ocasião, levava os seus dois filhos para um dia comum de atendimento no CER-IV e foram surpreendidos com o evento. “Que possam ter mais eventos assim, para eles se divertirem. Em prol da saúde física deles, também ajuda bastante”, concluiu.

Ivana Meira estava com seu filho Davi, de 13 anos. Para ela, importância e acolhimento resumem o Dia Azul. “A gente tem muita dificuldade de encontrar ambientes onde eles [autistas] são tratados da mesma forma, nas suas especificidades e dificuldades, com carinho e respeito”, explicou, dizendo que, naquele dia, sair da rotina dos atendimentos, terapias e trabalhos foi motivo de alegria para Davi.

Vereadores e instituições

Representando a presidência da Câmara, a vice-presidente, vereadora Carol do Teteco (MDB), esteve presente e reforçou o compromisso do Legislativo com as pessoas com autismo na cidade. “Nós temos o histórico, na Câmara, de ouvir essa população. Temos uma Tribuna Livre aberta no mês de abril desde 2012 para que essas famílias atípicas levem suas necessidades, para que possamos ouvi-las e buscar políticas públicas eficazes que, de fato, vão melhorar a vida delas”, disse, destacando, ainda, que a Câmara de Contagem já criou 14 projetos de lei que afetam diretamente a comunidade autista.

Presente também, o vereador Arnaldo de Oliveira (SD), que tem forte atuação nas questões que envolvem as pessoas com deficiência, enfatizou, além da importância do evento, o papel fundamental do CER-IV na reabilitação e na qualidade de vida das pessoas com autismo. “É um atendimento muito elogiado pela comunidade, com atendimento humanizado e uma equipe de profissionais muito qualificados”, disse.

Para Josi Silva, presidente e cofundadora do grupo Amais (Grupo de Apoio ao Autista, Pais e Familiares de Contagem), o “Dia Azul” significou transformar em ações práticas a Lei Municipal nº 4508/2012, que institui o Dia Municipal da Pessoa com Autismo no município. “E como mãe atípica e militante da causa, só tenho a agradecer a todos os envolvidos nesse acontecimento”, finalizou.

O Dia Azul é só mais uma ação da Câmara Municipal de Contagem no mês de conscientização sobre o autismo, o bem-estar e a inclusão dessas pessoas na sociedade. Além da iluminação azul da fachada do prédio do Legislativo, na última semana, o Amais teve espaço na Tribuna Livre da Câmara, expondo os desafios, conquistas e necessidades das pessoas com autismo e seus familiares, dentre eles, a real inclusão, a efetiva aplicação das leis e a luta contra estigmas e preconceitos.

Na mesma reunião, os vereadores aprovaram mais um projeto de lei que trata do assunto: a “Hora do Silêncio” em supermercados e comércios da cidade, visando garantir um ambiente mais tranquilo e acolhedor para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A “Hora do Silêncio” deverá ocorrer uma vez por semana, durante, no mínimo, 60 minutos. Os estabelecimentos devem obedecer às seguintes orientações: redução ou eliminação de estímulos sonoros intensos (anúncios e música), controle no uso de maquinário que emita sons altos, diminuição da intensidade da iluminação e treinamento de funcionários para atendimento humanizado aos autistas.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem