ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem aprova projeto que institui semanas voltadas à robótica

28 de maio de 2025, por Lorena Carazza

A Câmara Municipal de Contagem aprovou, na reunião ordinária desta terça-feira (27/05), o Projeto de Lei nº 149/2025, de autoria do vereador José Carlos Gomes (Avante), que institui, no município, duas semanas especialmente voltadas à realização de competições de robótica, anualmente, entre os dias 1º e 15 de março.

A proposta tem por objetivo, durante esse período, promover, em parceria com instituições de ensino superior e empresas de tecnologia, ações de incentivo e conscientização sobre a importância do alinhamento do ensino às tendências e demandas tecnológicas do mercado de trabalho. Espera-se, também, que os estudantes despertem maior interesse pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, com a inclusão de alunos da rede pública municipal de ensino, que ainda não conta, na prática, com a robótica como componente da Base Nacional Comum Curricular.

Vereador José Carlos contou com o apoio do Senai/Sesi na elaboração da proposta

Segundo o autor do projeto, a aprovação da matéria “visa não apenas modernizar e promover a inclusão digital no município de Contagem, mas também formar cidadãos mais preparados para o futuro, capazes de se adaptar e contribuir para um mundo em constante evolução tecnológica”.

O projeto foi aprovado por unanimidade e comemorado por alunos e professores do Sesi presentes na reunião. A proposição foi elaborada em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e com as equipes do Sesi e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), instituições com reconhecida experiência na realização de competições de robótica. Atualmente, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica no Brasil, em parceria com a instituição norte-americana FIRST e com o Grupo LEGO Education, da Dinamarca, cuja metodologia é aplicada tanto nas aulas de robótica quanto de forma multidisciplinar.

Robótica nas escolas

A robótica é um campo multidisciplinar que integra ciência, engenharia e tecnologia, com foco na concepção, construção, operação e utilização de robôs capazes de executar tarefas programadas por seres humanos.

No ambiente escolar, a robótica educacional proporciona uma plataforma interativa para que os estudantes aprendam conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Entre os benefícios proporcionados, destacam-se o desenvolvimento do raciocínio lógico e criativo e a preparação para as exigências do mercado de trabalho.

Embora, atualmente, as aulas de robótica estejam presentes na maioria das instituições privadas de ensino, a rede pública já conta com legislação específica sobre o tema. A Lei nº 14.533/2023, que institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED), estabelece diretrizes para a estruturação e o incentivo ao ensino de computação, programação e robótica nas escolas.

Com a promulgação da referida norma, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) foi modificada, de forma que a robótica deixou de ser considerada atividade extracurricular ou opcional, passando a integrar a grade curricular do ensino fundamental e do ensino médio.

Veja mais notícias

Alex Chiodi deixa secretaria de Esportes e reassume cadeira na Câmara

O vereador e ex-presidente da Câmara de Contagem, Alex Chiodi (União), está de volta ao Legislativo Municipal nesta semana, após 11 meses ocupando ...

1 de dezembro, por Leandro Perché

Iluminação da Câmara e Papai Noel abrem as celebrações do Natal em ...

Sob o céu ainda com as cores do crepúsculo, no início da noite, Contagem deu o primeiro passo rumo à magia que transforma dezembro em um mês de bri...

28 de novembro, por Leandro Perché

Proteção animal ganha mais uma legislação em Contagem

Setembro de 2025: “Três cachorros morreram enquanto estavam sob cuidados de um pet shop, em Americana (SP). Os animais pertenciam a uma família e t...

28 de novembro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem