ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem aprova projeto que institui semanas voltadas à robótica

28 de maio de 2025, por Lorena Carazza

A Câmara Municipal de Contagem aprovou, na reunião ordinária desta terça-feira (27/05), o Projeto de Lei nº 149/2025, de autoria do vereador José Carlos Gomes (Avante), que institui, no município, duas semanas especialmente voltadas à realização de competições de robótica, anualmente, entre os dias 1º e 15 de março.

A proposta tem por objetivo, durante esse período, promover, em parceria com instituições de ensino superior e empresas de tecnologia, ações de incentivo e conscientização sobre a importância do alinhamento do ensino às tendências e demandas tecnológicas do mercado de trabalho. Espera-se, também, que os estudantes despertem maior interesse pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, com a inclusão de alunos da rede pública municipal de ensino, que ainda não conta, na prática, com a robótica como componente da Base Nacional Comum Curricular.

Vereador José Carlos contou com o apoio do Senai/Sesi na elaboração da proposta

Segundo o autor do projeto, a aprovação da matéria “visa não apenas modernizar e promover a inclusão digital no município de Contagem, mas também formar cidadãos mais preparados para o futuro, capazes de se adaptar e contribuir para um mundo em constante evolução tecnológica”.

O projeto foi aprovado por unanimidade e comemorado por alunos e professores do Sesi presentes na reunião. A proposição foi elaborada em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e com as equipes do Sesi e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), instituições com reconhecida experiência na realização de competições de robótica. Atualmente, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica no Brasil, em parceria com a instituição norte-americana FIRST e com o Grupo LEGO Education, da Dinamarca, cuja metodologia é aplicada tanto nas aulas de robótica quanto de forma multidisciplinar.

Robótica nas escolas

A robótica é um campo multidisciplinar que integra ciência, engenharia e tecnologia, com foco na concepção, construção, operação e utilização de robôs capazes de executar tarefas programadas por seres humanos.

No ambiente escolar, a robótica educacional proporciona uma plataforma interativa para que os estudantes aprendam conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Entre os benefícios proporcionados, destacam-se o desenvolvimento do raciocínio lógico e criativo e a preparação para as exigências do mercado de trabalho.

Embora, atualmente, as aulas de robótica estejam presentes na maioria das instituições privadas de ensino, a rede pública já conta com legislação específica sobre o tema. A Lei nº 14.533/2023, que institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED), estabelece diretrizes para a estruturação e o incentivo ao ensino de computação, programação e robótica nas escolas.

Com a promulgação da referida norma, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) foi modificada, de forma que a robótica deixou de ser considerada atividade extracurricular ou opcional, passando a integrar a grade curricular do ensino fundamental e do ensino médio.

Veja mais notícias

Contagem quer endurecer regras contra furto de cabos e metais

Em julho deste ano, a Lei Federal nº 15.181/2025 tornou mais severas as punições para os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equi...

27 de agosto, por Lorena Carazza

PL atualiza Política de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Foi aprovado nesta terça-feira, 26/08, o Projeto de Lei 62 de 2025, que traz modificações para a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Ag...

27 de agosto, por Marco Túlio de Sousa

Prevenção à violência escolar: Câmara aprova projeto de lei em defe...

O Brasil é um dos países com os mais altos índices de agressões contra professores, figurando, ainda, no ranking de ambiente mais propício ao bully...

26 de agosto, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem