ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Proposta de alteração no Código de Posturas pretende regulamentar parklets em Contagem

17 de junho de 2025, por Lorena Carazza

Nas cidades cada vez mais “cinzas”, um dos desafios do urbanismo é buscar soluções para projetar um futuro melhor, garantindo que os centros urbanos sejam espaços mais justos, eficientes e sustentáveis, o que impacta diretamente a qualidade de vida de milhões de pessoas.

Nessa perspectiva, surgiram, em 2005, na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, os primeiros parklets: espaços públicos e de uso comum instalados sobre vagas de estacionamento nas vias, que ampliam a extensão das calçadas e promovem a democratização desses locais.

A proposta é que esses espaços de convivência sejam utilizados por centenas de pessoas ao longo do dia — para leitura, descanso, trabalho e diversas outras atividades — em vez de permanecerem ocupados por poucos motoristas durante horas.

No Brasil, um grupo formado por arquitetos, designers e pelo Instituto Mobilidade Verde implementou os primeiros parklets na cidade de São Paulo, em 2013. Desde então, diversas cidades passaram a adotar esse tipo de mobiliário urbano que promove o uso coletivo do espaço público — inclusive a capital Belo Horizonte, onde quase 300 estruturas já contribuem para tornar os espaços urbanos mais leves, interativos e acolhedores.

Proposta para Contagem

Nesta semana, os vereadores Daniel Carvalho (PSD) e Didi (PRD) tiveram aprovado, em segundo turno e redação final, o Projeto de Lei Complementar n.º 008, de 2025, durante a 19ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Contagem. A proposta altera os arts. 63 e 81 do Código de Posturas do Município (Lei Complementar n.º 190/2014), para incluir a possibilidade de instalação de parklets em vias públicas da cidade.

O projeto, que foi avaliado e recebeu parecer favorável da Procuradoria-Geral da Câmara, também tramitou nas Comissões de Meio Ambiente; de Política Urbana, Rural e Habitação; de Administração e Serviços Públicos; e de Constituição e Justiça. Segundo o vereador Daniel Carvalho, a matéria também foi discutida com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e com o próprio secretário da pasta, Marco Túlio Freitas, que manifestou apoio à ideia dos parklets.

Durante a discussão da matéria em plenário, os vereadores autores também destacaram que essa é apenas uma das alterações previstas para o Código de Posturas do Município. “O Executivo está preparando uma revisão do Código, com mudanças e aperfeiçoamentos, que em breve será enviada a esta Casa para nossa apreciação”, anunciou o vereador Daniel Carvalho.

Para o vereador Didi, a nova versão da legislação representará um avanço importante para o município, especialmente no que diz respeito ao comércio. “Será um Código de Posturas mais moderno, que abrangerá food trucks, beneficiará bares, restaurantes e outros segmentos. Será um avanço em diversas pautas da cidade”, destacou.

De acordo com o Projeto de Lei Complementar n.º 008, de 2025, os parklets também têm o potencial de estimular o comércio local e valorizar os imóveis situados no entorno de sua instalação. Ao criarem mais espaços de convivência e de valor estético, os autores do projeto acreditam que tais intervenções no espaço urbano fortalecem o sentimento de pertencimento e identidade da população com a cidade.

O Projeto segue agora para a avaliação do Executivo, e poderá passar a valer como lei a partir da sua sanção e publicação no Diário Oficial do Município.

Veja mais notícias

PL atualiza Política de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Foi aprovado nesta terça-feira, 26/08, o Projeto de Lei 62 de 2025, que traz modificações para a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Ag...

27 de agosto, por Marco Túlio de Sousa

Prevenção à violência escolar: Câmara aprova projeto de lei em defe...

O Brasil é um dos países com os mais altos índices de agressões contra professores, figurando, ainda, no ranking de ambiente mais propício ao bully...

26 de agosto, por Lorena Carazza

Legislação garante maior transparência no repasse a recursos destin...

Foto: Fábio Silva/ PMC São contemplados agentes comunitários e agentes de combate a endemias É função do Poder Legislativo zelar pela aplicação a...

26 de agosto, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem