ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Contagem ganha reforço no combate ao preconceito de idade

16 de setembro de 2025, por Leandro Perché

Cerca de 16% da população brasileira é composta por pessoas com 60 anos ou mais, e a tendência é que essa porcentagem cresça a cada ano, podendo chegar a 38% até o ano de 2070, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar das estatísticas de aumento da longevidade, os mais velhos ainda sofrem muito preconceito pela idade, conhecido pelo termo “etarismo”.

Frequentemente associada e direcionada a idosos, essa forma de discriminação afeta pessoas de todas as idades e é considerada, pela Organização das Nações Unidas (ONU), um desafio global que impacta a saúde física e mental, a qualidade de vida e as oportunidades de emprego.

Com o objetivo de enfrentar essa realidade, os vereadores de Contagem aprovaram, nesta terça-feira (16/09), o Projeto de Lei 320/2025, que institui a Política Municipal de Combate ao Etarismo. Proposta pelo vereador Daniel do Irineu (PSB), a matéria traz uma série de diretrizes voltadas para questões como a desconstrução de estereótipos e preconceitos relacionados à idade; a garantia do acesso igualitário a oportunidades; o estímulo à convivência entre gerações; e o apoio a projetos de envelhecimento ativo e juventude protagonista.

“Esse projeto é importante por propor uma política pública de combate ao etarismo, com ações efetivas e perenes que buscam reduzir a discriminação entre as faixas etárias, principalmente direcionada aos idosos, mas também promovendo igualdade de oportunidades. Vários vereadores trabalham essa pauta e a Secretaria de Direitos Humanos tem uma grande atuação com a terceira idade. Mas o nosso objetivo é que essas políticas se tornem lei para que possam permanecer, independente de governo”, explicou Daniel do Irineu.

De acordo com o autor, após a sanção, a política poderá ser regulamentada pelo poder Executivo, incluindo ações e atividades educativas e de conscientização da sociedade; programas de capacitação de servidores públicos sobre o tema; instituição de canais de escuta e denúncia relacionadas ao etarismo; e outras intervenções voltadas para a inclusão e a integração intergeracional.

A proposição segue, nos próximos dias, para o Poder Executivo e passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial de Contagem.

Veja mais notícias

Vereadores buscam entendimentos entre AEE e Prefeitura de Contagem

Na terça-feira (28/10), os vereadores receberam os profissionais de inclusão na plenária e, juntos, participaram de reunião na Secretaria Municipal...

31 de outubro, por Leandro Perché

Filmes de Plástico recebe moção de congratulações

Marte Um, No Coração do Mundo, Temporada e Baronesa são algumas das mais de 20 produções da premiada produtora contagense Filmes de Plástico, que r...

31 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem