ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores de Contagem mantêm vetos do Executivo a projetos de lei

19 de setembro de 2025, por Leandro Perché

A reunião ordinária da última semana na Câmara Municipal de Contagem foi marcada pela manutenção de vetos do Executivo a quatro projetos de lei (PL) propostos por vereadores e aprovados em junho pelo Legislativo. Com a aprovação dos vetos, as proposições foram arquivadas na Câmara.

A Proposição 81/2025, originária de um PL de Pastor Itamar (PRD), trata de medidas de proteção à gravidez, parto e puerpério em Contagem, estabelecendo o parto seguro. Ela foi vetada com a alegação de que criaria imposições ao poder Executivo sem a estimativa de impacto orçamentário. Apenas Léo da Academia (PDT) votou contra o veto, que teve 21 votos favoráveis.

Por sua vez, a Proposição 91/2025, proposta pelo líder de governo, Daniel do Irineu (PSB), teve votação unânime para a manutenção do posicionamento da Prefeitura. Ela alteraria a Lei 2.484, de 13 de abril de 1993, que torna obrigatória a instalação de porta de segurança nas agências bancárias. A justificativa para o veto é que “a promulgação resultaria na duplicação desnecessária regras já em vigor, sem qualquer ganho prático para a segurança da população”.

A votação dos outros vetos foi mais apertada. Em relação à Proposição 93, que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Moebius, de autoria de Léo da Academia, o placar foi 15 a seis, com votos contrários do autor do projeto, de Daniel Carvalho (PSD), Denilson da Juc (Mobiliza), e dos três vereadores do PL – Mauricinho do Sanduiche, Pedro Luiz e Tia Keyla. A alegação do Executivo é que as diretrizes do SUS são que as doenças raras sejam abordadas de forma integral, e como já existe o Dia Mundial das Doenças Raras, não seria necessário ter o Dia de Conscientização sobre a Síndrome de Moebius.

Por fim, o veto total à Proposição 78 foi aprovado por 12 a nove. Proposta por Daniel Carvalho (PSD) e Didi (PRD) a matéria alteraria o Código de Posturas, para autorizar e regulamentar a instalação de parklets na cidade – espaços públicos instalados sobre vagas de estacionamento nas vias, que ampliam a extensão das calçadas. A justificativa para o veto foi que, como já está em tramitação um novo Código de Posturas, a sanção da proposição dos vereadores poderia “gerar fragmentação normativa, insegurança jurídica e necessidade de futura revogação, tão logo o novo Código de Posturas seja aprovado”.

 

Veja mais notícias

Iluminação da Câmara e Papai Noel abrem as celebrações do Natal em ...

Sob o céu ainda com as cores do crepúsculo, no início da noite, Contagem deu o primeiro passo rumo à magia que transforma dezembro em um mês de bri...

28 de novembro, por Leandro Perché

Proteção animal ganha mais uma legislação em Contagem

Setembro de 2025: “Três cachorros morreram enquanto estavam sob cuidados de um pet shop, em Americana (SP). Os animais pertenciam a uma família e t...

28 de novembro, por Lorena Carazza

Projeto garante mais segurança em praças e parques de diversão de C...

Quem nunca ouviu histórias ou viu na mídia notícias de acidentes com algum brinquedo de parque de diversões, de shopping ou de praças, que causaram...

27 de novembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem