ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem se destaca por projetos voltados para arborização da cidade

21 de setembro de 2025, por Leandro Perché

Dia da Árvore (21/09) e início da primavera (22/09): vereadores contribuem para ampliar cobertura vegetal em Contagem

O Dia da Árvore é celebrado no Brasil, anualmente, no dia 21 de setembro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e de ações de reflorestamento e plantio de árvores em zonas urbanas, para combater a crise climática e promover mais saúde e bem estar para todos.

Em Contagem, a Câmara Municipal está engajada nesses objetivos o ano todo, debatendo, propondo e aprovando políticas públicas relacionadas ao tema. Um grande marco nesse sentido foi a aprovação do Plano Diretor Municipal em 2023, marcado, entre outras coisas, pela ampliação de quase 5 milhões de m2 de zona rural e pela criação de várias áreas de preservação ambiental em toda a cidade.

Neste ano, dois projetos de lei específicos sobre a questão foram aprovados pelo Legislativo, reforçando a legislação municipal. A Lei 5589, originária de uma proposição da vereadora Moara Saboia (PT), inclui, no Calendário Oficial do Município, no primeiro domingo de dezembro, o Dia Municipal de Mobilização para o Plantio de Árvores – Tempo de Plantar. E a Proposição de Lei 110, de Adriana Souza (PT), cria a Política Municipal de Arborização Urbana.

Sobre a primeira lei, Moara explica que o objetivo é promover reflexão acerca da responsabilidade coletiva em relação ao equilíbrio ambiental. “Cuidar do meio ambiente por meio do plantio de árvores, recuperando áreas degradadas, por meio de técnicas adequadas, é ação eficiente para mitigar a crise climática, cujos efeitos já se fazem sentir todos os anos. A lei possibilitará o fomento da arborização e embelezamento da paisagem urbana, o que mitigará impactos ambientais negativos causados pelas ações humanas”.

A Política de Arborização Urbana traz uma série de diretrizes e ações com o propósito de promover o manejo sustentável da vegetação urbana e a conservação ambiental. Busca a ampliação da cobertura vegetal de forma igualitária pela cidade e o envolvimento da população e das comunidades na proteção à natureza, na gestão da arborização e na educação ambiental.

De acordo Adriana Souza, enfrentar a crise climática é um dos grandes desafios do século XXI. Dessa forma, a matéria busca “preparar a cidade para ter resiliência climática. E nada mais importante do que plantar árvores de forma organizada e planejada, como já tem sido feito pela gestão municipal, e ampliar ainda mais essa prática. Além disso, a gente tem também como objetivo ampliar a educação ambiental e, assim, a conscientização ambiental das pessoas”.

Confira outras leis de proteção ambiental aprovadas nos últimos anos:

  • Lei 5614/2025 – Institui a campanha Junho Verde, como parte das atividades da educação ambiental no Município de Contagem.
  • Lei 5569/2025 – dispõe sobre a criação, o manejo, o comércio e o transporte de abelhas sociais nativas (meliponíneos) em Contagem.
  • Lei 5552/ 2025 – institui a Política Municipal de Proteção contra Enchentes e Tempestades para Desabrigados e Pessoas em Situação de Rua.
  • Lei 5481/2024 – dispõe sobre a Ação Animais de Praça e dá outras providências.
  • Lei Complementar 362/2023 – institui o Plano Diretor do Município de Contagem e dá outras providências.
  • Lei 5391/2023 – estabelece a Política de Fomento ao Turismo Rural na Agricultura Familiar do Município de Contagem.
  • Lei 5319/2022 – institui a Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas do Município de Contagem.
  • Lei 5314/2022 – institui a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar no Município de Contagem e dá outras providências.
  • Lei 5286/2022 – institui a Política Municipal de Incentivo e Fomento às Feiras Livres de Produtos Orgânicos no município de Contagem e dá outras providências.
  • Lei 5288/2022 – estabelece a Política Municipal de Mobilidade por Bicicletas.
  • Lei 5291/2022 – institui o “Programa Municipal Contagem mais Limpa”, por meio da varrição social, consistente em ações efetivas de sustentabilidade na área de limpeza urbana dos bairros e comunidades.
  • Lei 5274/2022 – institui o Programa de Hortas Comunitárias em Terrenos Sustentáveis e Quintais Produtivos Agroecológicos no município de Contagem.
  • Lei 5277/2022 – institui o Selo do Circuito Turístico Ambiental da Várzea das Flores no município de Contagem.
  • Lei 5211/2022 – dispõe sobre o Programa Municipal de Coleta, Reciclagem de Óleos e Gorduras Usadas de Origem Vegetal e Animal de Uso Culinário e seus Resíduos, com o objetivo e dispor sobre medidas de reaproveitamento a fim de minimizar os impactos ambientais que seu despejo inadequado pode causar.
  • Lei 5182/2021 – institui o Programa de Incentivo à Prática de Compostagem de Resíduos Orgânicos Domésticos em Domicílios, Instituições Públicas ou Privadas e Condomínios Residenciais no município de Contagem.
  • Lei 5180/2021 – institui a Política Municipal de Inclusão Social e Ambiental da Juventude e o Programa Agente Jovem Ambiental – AJA.

*Foto de Capa: Ronnie Von/PMC

Veja mais notícias

Iluminação da Câmara e Papai Noel abrem as celebrações do Natal em ...

Sob o céu ainda com as cores do crepúsculo, no início da noite, Contagem deu o primeiro passo rumo à magia que transforma dezembro em um mês de bri...

28 de novembro, por Leandro Perché

Proteção animal ganha mais uma legislação em Contagem

Setembro de 2025: “Três cachorros morreram enquanto estavam sob cuidados de um pet shop, em Americana (SP). Os animais pertenciam a uma família e t...

28 de novembro, por Lorena Carazza

Projeto garante mais segurança em praças e parques de diversão de C...

Quem nunca ouviu histórias ou viu na mídia notícias de acidentes com algum brinquedo de parque de diversões, de shopping ou de praças, que causaram...

27 de novembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem