Dia da Árvore (21/09) e início da primavera (22/09): vereadores contribuem para ampliar cobertura vegetal em Contagem
O Dia da Árvore é celebrado no Brasil, anualmente, no dia 21 de setembro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e de ações de reflorestamento e plantio de árvores em zonas urbanas, para combater a crise climática e promover mais saúde e bem estar para todos.
Em Contagem, a Câmara Municipal está engajada nesses objetivos o ano todo, debatendo, propondo e aprovando políticas públicas relacionadas ao tema. Um grande marco nesse sentido foi a aprovação do Plano Diretor Municipal em 2023, marcado, entre outras coisas, pela ampliação de quase 5 milhões de m2 de zona rural e pela criação de várias áreas de preservação ambiental em toda a cidade.
Neste ano, dois projetos de lei específicos sobre a questão foram aprovados pelo Legislativo, reforçando a legislação municipal. A Lei 5589, originária de uma proposição da vereadora Moara Saboia (PT), inclui, no Calendário Oficial do Município, no primeiro domingo de dezembro, o Dia Municipal de Mobilização para o Plantio de Árvores – Tempo de Plantar. E a Proposição de Lei 110, de Adriana Souza (PT), cria a Política Municipal de Arborização Urbana.
Sobre a primeira lei, Moara explica que o objetivo é promover reflexão acerca da responsabilidade coletiva em relação ao equilíbrio ambiental. “Cuidar do meio ambiente por meio do plantio de árvores, recuperando áreas degradadas, por meio de técnicas adequadas, é ação eficiente para mitigar a crise climática, cujos efeitos já se fazem sentir todos os anos. A lei possibilitará o fomento da arborização e embelezamento da paisagem urbana, o que mitigará impactos ambientais negativos causados pelas ações humanas”.
A Política de Arborização Urbana traz uma série de diretrizes e ações com o propósito de promover o manejo sustentável da vegetação urbana e a conservação ambiental. Busca a ampliação da cobertura vegetal de forma igualitária pela cidade e o envolvimento da população e das comunidades na proteção à natureza, na gestão da arborização e na educação ambiental.
De acordo Adriana Souza, enfrentar a crise climática é um dos grandes desafios do século XXI. Dessa forma, a matéria busca “preparar a cidade para ter resiliência climática. E nada mais importante do que plantar árvores de forma organizada e planejada, como já tem sido feito pela gestão municipal, e ampliar ainda mais essa prática. Além disso, a gente tem também como objetivo ampliar a educação ambiental e, assim, a conscientização ambiental das pessoas”.
Confira outras leis de proteção ambiental aprovadas nos últimos anos:
*Foto de Capa: Ronnie Von/PMC
Sob o céu ainda com as cores do crepúsculo, no início da noite, Contagem deu o primeiro passo rumo à magia que transforma dezembro em um mês de bri...
Setembro de 2025: “Três cachorros morreram enquanto estavam sob cuidados de um pet shop, em Americana (SP). Os animais pertenciam a uma família e t...
Quem nunca ouviu histórias ou viu na mídia notícias de acidentes com algum brinquedo de parque de diversões, de shopping ou de praças, que causaram...