ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Autoestima feminina é tema de projeto de lei em Contagem

14 de outubro de 2025, por Lorena Carazza

Segundo o dicionário, autoestima é “qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos”. Trata-se, segundo especialistas, de um dos pilares fundamentais para a manutenção da saúde mental, influenciando diversos aspectos da vida — desde os relacionamentos interpessoais até o desempenho profissional.

Em Contagem, a Câmara Municipal acaba de aprovar o Projeto de Lei nº 437/2025, de autoria da vereadora Carol do Teteco (MDB), que institui o Dia Municipal da Autoestima da Mulher, a ser celebrado anualmente em 21 de setembro. A votação em segundo turno e redação final aconteceu na reunião plenária desta terça-feira (14/10).

O objetivo da proposta é promover a autoestima feminina, difundir práticas de autocuidado e bem-estar, valorizar a identidade, a diversidade e a dignidade das mulheres e, também, combater a violência psicológica contra a mulher. Dessa forma, a intenção é “valorizar a mulher em sua integralidade, contemplando aspectos físicos, emocionais, sociais e profissionais”, de acordo com a justificativa do projeto.

Segundo a autora, a proposta foi inspirada no projeto “Florescer da Autoestima”, promovido pelo Conselho Empresarial da Mulher da ACIC, que mobiliza a sociedade civil na valorização da trajetória, do valor e da dignidade de cada mulher. “É um chamado para que nós, mulheres, que somos multifunções e temos muitas tarefas na sociedade, paremos um pouquinho para olhar para dentro e cuidar da nossa saúde física e mental”, disse.

Ainda segundo Carol, a aprovação do projeto em outubro é especialmente simbólica, considerando ser o mês dedicado ao autocuidado e à prevenção do câncer de mama. “Inclusive, fica aqui o recado para que as mulheres façam o autoexame e a mamografia no tempo certo.”

Em Belo Horizonte, a Lei Municipal nº 11.636/2023, que institui o Dia do Florescer da Autoestima da Mulher, apresentada pela vereadora Flávia Borja, teve influência do Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora da Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas.

Já na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, tramita um projeto semelhante, de autoria do deputado João Magalhães (MDB), atualmente em análise na Comissão de Constituição e Justiça da ALMG. A proposta pretende incluir o Dia da Autoestima da Mulher, em 21 de setembro, no calendário oficial de eventos do Estado.

Veja mais notícias

Iluminação da Câmara e Papai Noel abrem as celebrações do Natal em ...

Sob o céu ainda com as cores do crepúsculo, no início da noite, Contagem deu o primeiro passo rumo à magia que transforma dezembro em um mês de bri...

28 de novembro, por Leandro Perché

Proteção animal ganha mais uma legislação em Contagem

Setembro de 2025: “Três cachorros morreram enquanto estavam sob cuidados de um pet shop, em Americana (SP). Os animais pertenciam a uma família e t...

28 de novembro, por Lorena Carazza

Projeto garante mais segurança em praças e parques de diversão de C...

Quem nunca ouviu histórias ou viu na mídia notícias de acidentes com algum brinquedo de parque de diversões, de shopping ou de praças, que causaram...

27 de novembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem