Segundo o dicionário, autoestima é “qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos”. Trata-se, segundo especialistas, de um dos pilares fundamentais para a manutenção da saúde mental, influenciando diversos aspectos da vida — desde os relacionamentos interpessoais até o desempenho profissional.
Em Contagem, a Câmara Municipal acaba de aprovar o Projeto de Lei nº 437/2025, de autoria da vereadora Carol do Teteco (MDB), que institui o Dia Municipal da Autoestima da Mulher, a ser celebrado anualmente em 21 de setembro. A votação em segundo turno e redação final aconteceu na reunião plenária desta terça-feira (14/10).
O objetivo da proposta é promover a autoestima feminina, difundir práticas de autocuidado e bem-estar, valorizar a identidade, a diversidade e a dignidade das mulheres e, também, combater a violência psicológica contra a mulher. Dessa forma, a intenção é “valorizar a mulher em sua integralidade, contemplando aspectos físicos, emocionais, sociais e profissionais”, de acordo com a justificativa do projeto.
Segundo a autora, a proposta foi inspirada no projeto “Florescer da Autoestima”, promovido pelo Conselho Empresarial da Mulher da ACIC, que mobiliza a sociedade civil na valorização da trajetória, do valor e da dignidade de cada mulher. “É um chamado para que nós, mulheres, que somos multifunções e temos muitas tarefas na sociedade, paremos um pouquinho para olhar para dentro e cuidar da nossa saúde física e mental”, disse.
Ainda segundo Carol, a aprovação do projeto em outubro é especialmente simbólica, considerando ser o mês dedicado ao autocuidado e à prevenção do câncer de mama. “Inclusive, fica aqui o recado para que as mulheres façam o autoexame e a mamografia no tempo certo.”
Em Belo Horizonte, a Lei Municipal nº 11.636/2023, que institui o Dia do Florescer da Autoestima da Mulher, apresentada pela vereadora Flávia Borja, teve influência do Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora da Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas.
Já na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, tramita um projeto semelhante, de autoria do deputado João Magalhães (MDB), atualmente em análise na Comissão de Constituição e Justiça da ALMG. A proposta pretende incluir o Dia da Autoestima da Mulher, em 21 de setembro, no calendário oficial de eventos do Estado.
O primeiro ano da 20ª Legislatura da Câmara de Contagem foi marcado por intensa produção legislativa: foram protocolados 583 projetos de lei (PL) e...
A Câmara de Contagem tem se destacado no desenvolvimento de projetos com foco na melhoria dos cuidados com a saúde mental na cidade Dados da Organ...
A Câmara Municipal de Contagem expressa seu mais profundo pesar pelo falecimento, na última terça-feira (30), da mãe da prefeita Marília Campos, do...