Contagem é destaque em políticas públicas voltadas para a saúde da mulher.
Tradicionalmente, todo mês de outubro a Câmara Municipal de Contagem se engaja na campanha mundial de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero – Outubro Rosa. Durante todo o mês, o prédio do Legislativo é iluminado com a cor da campanha, e várias ações e atividades são realizadas para lembrar da importância do autocuidado, de consultar regularmente um médico e do desenvolvimento e execução de políticas públicas de saúde voltadas para as contagenses.
Para além de lembrar do tema em 19 de outubro – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama – ou participar da campanha do Outubro Rosa, a Câmara de Contagem tem trabalhado no debate, proposição e desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a saúde da mulher.
Recentemente, os vereadores aprovaram a Lei 5526/2024, originária de um projeto da então vereadora Daisy Silva, que garante prioridade na realização de exame de mamografia em mulheres com idade a partir de 40 anos, com histórico familiar de câncer de mama ou nódulos, em toda a rede de saúde pública do Município. A mesma prioridade deve ser aplicada a mulheres que necessitam de avaliação periódica das mamas, as que se encontram em tratamento oncológico mamário e às que necessitam de urgência no exame, por determinação médica.
Outra proposição importante aprovada na Câmara foi a Lei 5376/2023, projeto da vereadora Moara Saboia, que institui a Política Municipal de Saúde das Mulheres. Ela traz uma série de diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas para mulheres no sistema de saúde de Contagem, com o foco em “promover a melhoria de condições de vida e saúde das mulheres, mediante garantia de direitos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde”. Entre os objetivos específicos, estão: ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica e reduzir a morbimortalidade por câncer na população feminina.
Ainda sobre a saúde da mulher, foram propostas debatidas e aprovadas pelo Legislativo leis que tratam da Semana da Saúde da Mulher Servidora Municipal (Lei 5340/2023), a Política Municipal de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose (Lei 5301/2022), Semana de Prevenção e Combate à Depressão Pós-Parto (Lei 5150/2021), e a Lei 5566/2025, que trata dos direitos da parturiente de natimorto ser internada em área específica.
Além dos projetos de lei, a Câmara tem contribuído para a prevenção do câncer de mama em Contagem com o encaminhamento de recursos todos os anos, por meio das emendas impositivas ao orçamento municipal, para o funcionamento pleno do mamógrafo móvel, que percorre os oito distritos da cidade, garantindo o acesso de todas as mulheres que precisam do exame.
Câncer de Mama
No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2024, a estimativa de ocorrência foi de 73,6 mil novos casos, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 17% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, alimentação equilibrada e controle do peso, além da redução do consumo de álcool e cigarro.
A prevenção é uma das armas mais eficazes contra o câncer de mama. Realizar o autoexame regularmente e agendar mamografias periódicas, especialmente para mulheres acima dos 40 anos, são atitudes fundamentais. A detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura, com tratamentos menos agressivos e maior qualidade de vida para as pacientes.
Entre os sinais mais comuns do câncer de mama estão: nódulo (caroço) na mama ou axila; pele da mama avermelhada, parecida com casca de laranja; e saída de líquido anormal pelos mamilos. Já os sinais do câncer do colo do útero são: sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual; secreção vaginal anormal; e dor abdominal. É de extrema importância que os sintomas sejam investigados por um profissional de saúde.
Em Contagem, além do mamógrafo móvel, desde julho deste ano, o Centro de Atenção Especializada Iria Diniz (CAE Iria Diniz) passou a realizar mamografias de rastreamento e diagnóstico. As mulheres que se encaixam na faixa etária para realização do exame, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Após avaliação da equipe responsável, se necessário, é realizado o encaminhamento e agendamento do dia e horário do exame.
De janeiro a outubro de 2025, o mamógrafo móvel já realizou 2.509 mamografias de rastreamento. Enquanto de julho a outubro, o CAE Iria Diniz realizou 1.439 mamografias de rastreamento e 48 mamografias diagnósticas.
Contagem é destaque em políticas públicas voltadas para a saúde da mulher. Tradicionalmente, todo mês de outubro a Câmara Municipal de Contagem se...
A Resolução 05/2025, recém aprovada pelos vereadores de Contagem, criou a Procuradoria da Proteção da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal....
O segundo semestre Legislativo de 2025 já é marcado pelo retorno das Comissões Externas da Câmara de Contagem, após quatro anos inativas na Legisla...