Pela segunda vez no ano, a Câmara de Contagem realizou uma grande campanha de doação de sangue, em parceria com o Grupo Pulsa Minas Gerais. O evento, amplamente divulgado nas últimas semanas pelos meios de comunicação do Legislativo e pelas redes sociais dos vereadores, superou os resultados da edição de junho: desta vez, foram registrados 143 cadastros e 115 bolsas de sangue coletadas, quantidade que poderá beneficiar mais de 300 pacientes.
Entre oito da manhã e quatro da tarde, centenas de pessoas passaram pelo local. Após o agendamento prévio, os candidatos à doação foram submetidos a triagem e entrevista com enfermeiros e médicos, com o objetivo de verificar os requisitos necessários e possíveis impedimentos à doação.
Mesmo sem o agendamento prévio, Maria Aparecida se apresentou ao posto de coleta com a intenção de dar a sua contribuição pela primeira vez. “Eu vim resolver uma coisa no gabinete do vereador Gegê Marreco, vi o cartaz na parede e vim fazer a doação”, disse. A sua inspiração foi a irmã, que passou recentemente por uma cirurgia e precisou de sangue. “Aí, eu pensei: vou doar também porque pode ter alguma pessoa lá fora que pode precisar do meu. E deu certinho, graças a Deus.”
O jovem Antônio Lúcio de Lucena, estudante de Análises Clínicas da Funec Centec, veio acompanhado de vários c
olegas dispostos a fortalecer a campanha. Ele, que doaria sangue pela segunda vez, serviu de incentivo para os demais. Já Davi Heron, que enfrenta o medo de agulha e doa sangue há três anos, desta vez viu a divulgação no Instagram da Câmara e, incentivado pela esposa, que é servidora da Casa, fez a sua parte.
Parcerias importantes
A Guarda Civil de Contagem e a Polícia Militar de Minas Gerais foram parceiras importantes da Câmara nesta ação. Segundo o subcomandante da Guarda, Adrinei Costa, entre 30 e 40 servidores da corporação se disponibilizaram para a doação. O tenente-coronel Wanderson Jr., comandante do 18º BPM, afirmou que tanto o 18º quanto o 39º BPM e o 2º BPE — companhias de polícia sediadas em Contagem — se mobilizaram em prol da campanha.
“Nós temos uma parceria muito importante com a Câmara de Contagem. Então, nós fomos procurados pelo presidente da Câmara, Bruno Barreiro, a gente se mobilizou, apoiamos na divulgação para que estivéssemos aqui hoje, neste belo dia, doando vida, doando sangue, contribuindo para que esse seja um movimento permanente, e que as pessoas realmente se conscientizem”, disse.
Segundo o presidente Bruno Barreiro, além da cooperação com a Guarda Civil e a Polícia Militar, já existe a intenção de uma parceria com o Corpo de Bombeiros para a próxima edição da campanha de doação de sangue, que deverá acontecer no primeiro semestre de 2026. “É importante também registrar a grande participação de todos os vereadores; todos mobilizaram suas redes, gabinetes e assessorias. É por isso que esta campanha está sendo um sucesso, porque é algo que acontece na coletividade. A gente espera que a terceira edição também seja um sucesso, assim foram a primeira e a segunda.”
Confira as fotos do evento no Flickr da Câmara de Contagem.
Pela segunda vez no ano, a Câmara de Contagem realizou uma grande campanha de doação de sangue, em parceria com o Grupo Pulsa Minas Gerais. O event...
A Tribuna Livre da 35ª Reunião Ordinária, realizada na terça-feira (6/11), recebeu representantes comunitários dos bairros Liberdade I e II e da Oc...
Matéria gerou debate entre os vereadores e questionamentos por parte da oposição. Os vereadores de Contagem acabam de aprovar o Projeto de Lei Com...