No mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, a Câmara Municipal de Contagem recebeu, na Tribuna Livre da 5ª reunião ordinária, realizada no último dia 03, a nova secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Letícia da Penha, e a coordenadora de Política para as Mulheres, Gabriela Franco Leão.
A primeira a discursar foi a ex-vereadora Letícia da Penha, que acaba de assumir a Secretaria, antes encabeçada pelo também ex-vereador Pastor Silva, como parte do acordo que integrou o PT nos quadros da administração municipal do PCdoB.
Letícia começou sua fala enfatizando que a união do Partido dos Trabalhadores com os comunistas em Contagem faz parte de uma sábia estratégia de unificação das esquerdas brasileiras, ideia defendida, em carta aberta, pelo presidente do PT em Contagem, vereador Zé de Souza. O documento foi lido em plenário dias após a votação do diretório municipal do partido, ocorrida em 08 de fevereiro, e que determinou a participação do PT na administração de Carlin Moura.
Segundo a secretária, o PT tem muito a contribuir com a administração municipal, sobretudo na pasta de Direitos Humanos e Cidadania, haja vista que o seu companheiro de partido, Nilmário Miranda, deve assumir Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Cidadania e Participação Social, que será criada após a prevista reforma administrativa do Governo de Minas.
“Esta é uma Pasta muito cara ao PT, pela experiência que tem a nível nacional. Temos muito a contribuir nesta Secretaria, sobretudo com o companheiro Nilmário Miranda, que estará junto com a gente, na Secretaria Estadual, nos ajudando a fazer este trabalho aqui em Contagem. Somos parceiros e estamos à disposição de vocês na Secretaria”, finalizou Letícia, se dirigindo aos vereadores.
Por fim, Gabriela Leão também fez uso da palavra, especialmente para convidar para a programação do mês das mulheres elaborada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres. Além disso, a coordenadora lembrou que o mês de março vai além de comemorações, mas traz à tona assuntos e pautas de luta.
Gabriela, na ocasião, falou sobre violência contra as mulheres, oportunidades iguais no mercado de trabalho, respeito e ocupação feminina efetiva em cargos eletivos, dentre outras questões que ainda fazem parte dos debates que norteiam as reivindicações das mulheres em todo o mundo.
Programação
Durante todo o mês de março, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenadoria, vai promover um ciclo de palestras, blitz e encontros que visam à valorização das mulheres. Na próxima sexta-feira, de 16h às 21h, acontece na Praça Tancredo Neves (em frente à Prefeitura de Contagem) a abertura do Mês da Mulher e o lançamento do Projeto Mulheres Construindo Cidadania.
Trata-se de um projeto em parceria com o Governo Federal que vai qualificar mulheres para o ramo da construção civil. Começando pelas Regionais Nacional e Vargem das Flores, a ideia é que, segundo Gabriela, o projeto se estenda por toda a cidade e que essas mulheres sejam efetivamente inseridas, com a ajuda do Executivo, no mercado de trabalho após a conclusão do curso, que tem a duração de seis meses.
Homenagem do Legislativo
Como acontece todos os anos no mês de março, em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Contagem realiza na próxima segunda-feira (09) a entrega do Diploma de Mérito da Mulher Contagense, que vai condecorar 21 mulheres que contribuíram e contribuem para o engrandecimento da cidade de Contagem. O evento acontece às 19h30, no plenário da Câmara Municipal de Contagem, e é aberto ao público.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...