ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova Projeto de Lei que beneficia taxistas de Contagem

17 de março de 2015, por Lorena Carazza

Nesta terça-feira (17), os taxistas de Contagem foram atendidos em uma antiga reivindicação da categoria, graças ao Projeto de Lei nº 003/2015, aprovado por unanimidade entre os vereadores durante a última reunião plenária da Câmara Municipal.

O Projeto de Lei, proposto pelo Executivo, altera a Lei Municipal nº 3.548/2002, que, segundo ementa, “dispõe sobre Sistema Municipal de Transporte e Circulação no Município de Contagem, adequando a legislação municipal à federal, em especial, ao Código de Trânsito Brasileiro e dá outras providências.”

Dentre outras alterações e adequações, o PL votado nesta terça-feira acrescenta um artigo à referida Lei Municipal, e passa a autorizar a transferência do direito de exploração do serviço de táxi aos herdeiros do titular da concessão.

A partir da sanção do prefeito Carlin Moura (PCdoB) e da publicação da Lei em Diário Oficial, que deve acontecer nos próximos dias, caso o detentor da permissão de exploração do serviço de táxi faleça, seu herdeiro poderá obter o direito de exploração do táxi pelo mesmo prazo original da outorga. Atualmente, a permissão da exploração do serviço de táxi é de 25 anos, e poderá ainda ser prorrogável por mais cinco, também de acordo com o PL aprovado nesta terça.

Caso o detentor dessa permissão morra antes de terminar este prazo, seu herdeiro poderá utilizar-se da permissão do táxi pelo tempo que o titular ainda teria para explorar o serviço. No caso de aposentadoria por invalidez pelo INSS, o repasse dessa permissão poderá ocorrer até para um parente de segundo grau do titular.

Outra alteração feita pelo PL 003/2015 à lei original é quanto à cota de concessão para portadores de deficiência. Acrescentando mais um parágrafo ao artigo 18 da lei, serão asseguradas 5% das novas permissões do serviço público de táxi a portadores de deficiência, desde que compatíveis com o exercício da profissão.

Em mensagem que acompanha do PL, o prefeito Carlin argumenta que as alterações propostas no que diz respeito à transferência da permissão a herdeiros dos titulares são necessárias para que o município entre em conformidade com as normas federais que tratam do assunto.

Veja mais notícias

Câmara de Contagem apoia campanha por repatriação de jovem morto no...

Legislativo Municipal recebeu os pais de Gabriel Oliveira e encaminhou documento pedindo a intervenção do Governo Federal no caso. Causou comoção,...

22 de outubro, por Leandro Perché

Alex Chiodi imortaliza seu nome na galeria de ex-presidentes da Câmara

O Legislativo de Contagem realizou, na manhã desta terça-feira (21/10), a solenidade de descerramento do quadro com o retrato oficial do vereador A...

21 de outubro, por Leandro Perché

Seduc inicia conversas com o Legislativo sobre Plano de Educação

A Câmara Municipal de Contagem recebeu, na manhã desta segunda-feira (20/10), representantes da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O tema da...

20 de outubro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem