ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara sedia solenidade da Semana da União dos Povos Latinoamericanos

25 de março, por Leandro Perché

A solenidade oficial em comemoração ao Dia Municipal da União dos Povos Latinoamericanos reuniu, nesta terça-feira (24), na Câmara Municipal de Contagem, estudantes e professores da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) e da Rede Municipal de Ensino, autoridades e comunidade. Instituída por meio da Lei Municipal nº 2.719/1995, a data tem como objetivo fortalecer o respeito, a convivência e a integração entre os povos latinoamericanos; e a edição deste ano celebra particularmente a retomada das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos.

O vereador Eduardo Sendon (PSDB), que presidiu o ato, exaltou a iniciativa. “É muito importante para o nosso país e, de maneira especial, para nossa cidade de Contagem celebrarmos este dia. Apenas neste governo tivemos a oportunidade de realizar as atividades comemorativas desta data, desde sua criação. Esta Casa está sempre aberta a este diálogo, a este intercâmbio, que só engrandece o nosso povo”, destacou.

Abrindo a solenidade, a estudante Agnes Alves, aluna da Funec/Centec, fez um relato sobre sua experiência de um ano de intercâmbio no México, ressaltando a importância de ter contato com uma nova cultura e da troca de experiências, para reconhecer seu país como parte de um todo. Em seguida, o haitiano Jean Junel Altema, morador de Contagem, leu uma carta da comunidade haitiana agradecendo ao povo brasileiro pela receptividade e ressaltando as dificuldades que os imigrantes enfrentam no Brasil.

Em nome do poder Executivo, falaram a presidente da Funec, Karla Roque, o secretário municipal de Defesa Social, José Rodrigues da Silva, e o secretário municipal de Educação, Professor Ramon.  Todos eles exaltaram a comemoração como forma de fortalecer a identidade cultural dos povos latinoamericanos.

Representando o prefeito Carlin Moura, José Rodrigues destacou que a celebração possui grande significado para a integração do povo latinoamericano, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento de sentimentos fraternos entre os contagenses. “Celebrar esse dia é extrair, da história e evolução das nações latinoamericanas, elementos que nos permitam consolidar um presente, onde tenha espaço para a afirmação de uma identidade entre os povos abrigados por essa imensa mãe América”, disse.

Programação

Realizada por meio da parceria entre a Funec, a Fundação Cultural de Contagem (Fundac), e as secretarias de Defesa Social, de Educação e de Direitos Humanos e Cidadania, a semana de comemoração conta, ainda, com mostras de documentários, com o seminário “América Latina: contexto atual e educação” e atividades artísticas e culturais. Para acessar a programação completa, clique aqui.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem