ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Plenária da Câmara de Contagem é marcada pela posse de Ivayr Soalheiro

26 de maio, por Leandro Perché

Após dois anos e cinco meses à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Contagem, Ivayr Soalheiro (PDT) reassumiu, nesta terça-feira (26), a função de vereador, tomando posse durante a reunião plenária da Câmara Municipal. Reeleito em 2012, Soalheiro assumiu a pasta a convite do prefeito Carlin Moura (PCdoB), abrindo vaga para seu suplente, Capitão Fontes (PSD), que atuou como vereador durante esse período.

Antes da posse oficial, foi lido em plenário um ofício de Soalheiro ao prefeito, anunciando seu retorno à Câmara e ressaltando sua atuação na Secretaria. Ele também agradeceu ao chefe do Executivo pela oportunidade, e se colocou à disposição para ajudá-lo, agora como vereador, na gestão do Município.

“Neste período de exercício do cargo de secretário municipal, pautei-me sempre pela ética, responsabilidade, probidade e honestidade no trato com o bem público, como se espera de um agente público. Todavia, à frente da Secretaria, também fui agente político, obedecendo às orientações de Vossa Excelência, pautado na prática de desenvolver no Município mais sustentabilidade”, escreveu o vereador.

Ao assinar o termo de posse, o parlamentar usou a tribuna para externar seu contentamento pelo retorno ao Legislativo. “É com grande emoção que retorno hoje a esta Casa e com sentimento de missão cumprida neste período em que contribuímos para a gestão do meio ambiente desta cidade”, destacou Soalheiro. “É muito bom estar de volta, para, junto com meus pares, convivendo com a pluralidade do parlamento, continuar contribuindo com o município, representando e protegendo a sociedade”, completou.

Gestão ambiental

O parlamentar aproveitou também para ressaltar alguns dos avanços na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. “Fizemos muita coisa, mas há ainda muito a realizar. Conseguimos, com aquela equipe maravilhosa, desburocratizar os processos ambientais”, destacou Ivayr Soalheiro.

De acordo com o ex-secretário, entre 2013 e 2014 foram mais de 1600 regularizações ambientais, representando um aumento de 200% em relação a 2012; além disso, citou o aumento da fiscalização, a criação de projetos de educação ambiental para escolas municipais e o aumento da agilidade e resolutividade dos processos no Município.

Houve, ainda, segundo ele, a criação do Grupo de Estudo de Defesa Animal e também do Grupo Gestor da Bacia da Pampulha, que atua junto à Copasa para a ligação de esgotos na rede e despoluição dos cursos d’água da bacia.

Por fim, Soalheiro destacou a importância da atuação conjunta do Executivo e do Legislativo para a melhoria da gestão ambiental no Município. “Com apoio do prefeito e dos vereadores, denunciando os empreendimentos que trazem risco à sociedade, conseguimos fechar nove bota-foras e transbordos irregulares”, exemplificou. “No Conselho Municipal de Meio Ambiente, com ajuda da vereadora Isabella Filaretti e do nosso Jair Tropical, conseguimos regularizar e empreender grandes feitos neste Município”, concluiu, se comprometendo a continuar trabalhando pelo meio ambiente.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem