ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Contagem já tem as diretrizes para elaboração do orçamento de 2016

6 de julho de 2015, por Leandro Perché

Os vereadores de Contagem encerraram o primeiro semestre de 2015 na última semana, aprovando, em segundo turno e redação final, o projeto de lei que trata das diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016.

A lei de diretrizes orçamentárias (LDO) tem a finalidade de orientar a elaboração dos orçamentos financeiros e de investimento do poder público, incluindo os poderes Executivo e Legislativo, além de seus Fundos, Fundações e Autarquias. A partir da LDO, é elaborada a Lei Orçamentária Anual do Município, que deve ser votada até o final do mês de setembro na Câmara Municipal.

O projeto é composto pelas diretrizes gerais da Administração Pública, diretrizes para elaboração do orçamento municipal, as disposições relacionadas à despesa do Município com pessoal e encargos sociais, além de orientações para execução orçamentária.

Há ainda anexos de metas fiscais, contendo as metas anuais, a avaliação do cumprimento de metas do exercício anterior, metas atuais comparadas com as dos três anos anteriores, evolução do patrimônio, origem e aplicação de recursos, situação financeira do fundo previdenciário (Previcon), estimativa e compensação da renúncia de receita, e margem de expansão das despesas obrigatórias. E a LDO é composta também de anexo de riscos fiscais, ressaltando as iniciativas para contenção de despesas através de medidas de racionalização e modernização administrativa.

Em mensagem que acompanha a matéria, o prefeito Carlin Moura (PCdoB) explica os parâmetros pelos quais a Prefeitura se pautou para a elaboração da LDO: “a busca pelo equilíbrio fiscal se constitui um esforço permanente com o objetivo de alcançar as melhores condições para a manutenção dos investimentos e do desenvolvimento social no Município”.

O presidente da Câmara, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB), destaca a importância do projeto: “a LDO direciona o município na preparação do orçamento para 2016, por isso, a apreciamos no primeiro semestre. Sem esse projeto, ficaria impossível a elaboração do orçamento, pois esta lei mostra em quais áreas devemos investir os recursos do município, para continuar seu crescimento e desenvolvimento”.

Veja mais notícias

Câmara aprova novo Código de Regularização de Edificações

Norma atualiza legislação municipal e busca simplificar procedimentos para a legalização de imóveis em Contagem Depois de mais de um mês de extens...

23 de outubro, por Lorena Carazza

Câmara de Contagem apoia campanha por repatriação de jovem morto no...

Legislativo Municipal recebeu os pais de Gabriel Oliveira e encaminhou documento pedindo a intervenção do Governo Federal no caso. Causou comoção,...

22 de outubro, por Leandro Perché

Alex Chiodi imortaliza seu nome na galeria de ex-presidentes da Câmara

O Legislativo de Contagem realizou, na manhã desta terça-feira (21/10), a solenidade de descerramento do quadro com o retrato oficial do vereador A...

21 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem