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Câmara de Contagem ouve as demandas da população com Ouvidoria Itinerante

7 de julho, por lorena.carazza

Com o objetivo de ampliar as possibilidades de comunicação entre o cidadão e o poder público, a Câmara Municipal de Contagem participou, na manhã desta terça-feira (07), da Ouvidoria Itinerante.

Com uma estrutura montada na frente do prédio da Câmara, o evento teve como objetivo apresentar para a população os principais canais de comunicação que o governo dispõe diretamente para o cidadão, como a ouvidoria da Câmara Municipal e da Prefeitura, além da Ouvidoria Setorial da Secretaria de Saúde e o e-Sic – Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão.

O e-Sic é um sistema eletrônico desenvolvido pela Controladoria-Geral da União que é disponibilizado para os municípios. Por meio do endereço esic.contagem.mg.gov.br, qualquer pessoa, física ou jurídica, pode requerer documento público, registro administrativo, ato de governo e demais informações públicas, sem necessidade de dizer o motivo pelo qual necessita da informação.

De acordo com o ouvidor da Câmara Municipal de Contagem, Luiz Carlos Batista, a ouvidoria é uma ferramenta importante de aproximação do Legislativo com a população, por meio da qual as pessoas podem fazer reclamações, sugestões ou solicitações. “A intenção é a de facilitar a participação e o controle do cidadão no que diz respeito à prestação do serviço público”, explicou.

Início em 2014

O projeto da Ouvidoria Itinerante é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, por meio da Controladoria-Geral do Município, e que vem contando com o apoio da Câmara Municipal de Contagem desde sua implantação, no ano passado.

Nos eventos, estão presentes, além das ouvidorias da Câmara e da Prefeitura, a Ouvidoria Setorial da Saúde e representantes de outros órgãos subordinados à Controladoria-Geral do Município que compõem o Sistema de Controle Interno da Prefeitura.

A primeira edição aconteceu em novembro no ano passado, e este foi o segundo evento de 2015. De acordo com a ouvidora da Prefeitura de Contagem, Carla Andrea Soares, a intenção é realizar mais uma edição do evento no segundo semestre deste ano. O local, segundo Carla, ainda será avaliado e posteriormente informado.

Ouvidoria da Câmara funciona desde 2013

Criada em 2013 com o objetivo de fazer a interlocução do cidadão com o serviço público de Contagem, e fundado nos princípios de fomento à cidadania e à transparência nos atos públicos, o setor trabalha em parceria com a Ouvidoria da Prefeitura de Contagem com demandas das mais diversas, incluindo solicitações, reclamações e denúncias relacionadas ao serviço prestado não apenas pela Câmara e seus vereadores, mas também por secretarias, autarquias e outros órgãos públicos.

O setor funciona no segundo andar da Câmara Municipal de Contagem, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30, pelos telefones 3359-8702 e 3198-5142, ou pelo e-mail ouvidoria@cmc.mg.gov.br.

  • Ouvidoria da Câmara Municipal de Contagem

e-mail: ouvidoria@cmc.mg.gov.br

Telefone: 3359-8702 / 3198-5142

Endereço: Praça São Gonçalo, nº 18, 2º andar, Centro

  • Ouvidoria da Prefeitura de Contagem

e-mail: ouvidoria@contagem.mg.gov.br

Telefone: 0800-0313188

Endereço: Rua Bélgica, nº 486, Glória

  • Ouvidoria da Saúde

e-mail: ouvidoria.sus@contagem.mg.gov.br

Telefone: 0800-2832947

Endereço: Av. Cel. David Sarnoff, nº 3113, Cidade Industrial

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