ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Audiência Pública debate segurança e implantação de Cia da PM no Petrolândia

16 de julho de 2015, por Leandro Perché

Com apoio dos vereadores de Contagem, a Associação de Moradores e Comerciantes do Petrolândia, juntamente com o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), realiza na próxima quarta-feira (22), na Escola Municipal Isabel Nascimento, uma audiência pública para discutir a prevenção e o combate à violência na região. A principal reivindicação é pela instalação da 283ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) no bairro Industrial São Luiz.

O assunto foi debatido em junho na reunião da Câmara Municipal, a partir de um requerimento do vereador Professor Irineu Inácio (PSDC) pela realização da audiência pública. Na ocasião, a maioria dos parlamentares externou seu apoio à causa, ressaltando a importância da instalação de uma companhia da PMMG na região.

Professor Irineu explicou que a região foi contemplada com a criação da 283ª Cia da PMMG, que é um desmembramento da 133ª Cia, localizada na região da Sede, mas que sua implantação ainda não saiu do papel. “Precisamos da estrutura da companhia na região do Petrolândia, com seu comando lá, homens treinados na rua. E toda a cidade será contemplada, porque essa companhia vai desafogar a 133, e ajudar a prevenir e a reduzir a criminalidade em Contagem”.

Jair Tropical (PCdoB), que reside na regional, também externou preocupação com a região, ressaltando a necessidade de união pela causa. “Parabenizo o vereador e a comunidade pela iniciativa, e podem contar comigo nesta luta. Sabemos que é uma região muito extensa, e que a Cia 133 não dá conta de atender todas as demandas, apesar do grande trabalho da PMMG”, destacou.

Decinho Camargos (PHS) e Alex Chiodi (SDD), que vêm debatendo a questão com a PMMG, concordaram que a 133ª Cia não consegue atender de forma plena outras regiões mais distantes. “A CIA 133 atende 84 bairros de Contagem, e isso é uma vergonha, pois há municípios bem menores com batalhão da Polícia Militar. Tirar a companhia 283 do papel é um desejo e uma luta da comunidade, de todos os vereadores e do comando da 133”, disse Chiodi.

Outros vereadores que pediram a palavra na reunião  para externar seu apoio foram Daniel Carvalho (PV), Ivayr Soalheiro (PDT), Leo Motta (SDD), Rodinei Ferreira (PT), Fredim Carneiro (PSDB) e Arnaldo de Oliveira (PTB). Por fim, o presidente da Câmara, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB), colocou a Câmara à disposição para o debate e para auxílio à comunidade na implantação da nova companhia.

Audiência sobre Segurança Pública
Data:
22 de julho de 2015 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local:
Escola Municipal Isabel Nascimento (Rua Refinaria União, 194 – Praça do Petrolândia).

Veja mais notícias

Projeto cria Dia do Escritor em Contagem

Uma cidade que valoriza a própria cultura reconhece os talentos que a constroem. Com essa perspectiva, a Câmara de Contagem aprovou, na terça-feira...

12 de dezembro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto delimita áreas de preservação ambiental urbana em Contagem

Matéria aprovada na Câmara reduz a faixa de APP em torno de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas. Com o objetivo de conciliar o ordenamento...

10 de dezembro, por Leandro Perché

Dezembro Verde: ações da Câmara contra o abandono e maus-tratos aos...

Embora não haja estatísticas oficiais, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandon...

9 de dezembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem