A Câmara Municipal de Contagem celebrou, na última sexta-feira (28), os 104 anos de emancipação político-administrativa de Contagem, com a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Legislativo. Estabelecida pela Lei nº 1970, de 05 de julho de 1989, a condecoração, neste ano, representa um reconhecimento a 20 personalidades que contribuem para o desenvolvimento do município.
Assistente social, gestores públicos, cientista político, comerciantes, auxiliar administrativa, religiosos, empresários, sindicalistas, advogados e policiais são alguns dos perfis dos agraciados da noite, representando os segmentos que formam e ajudam a construir sociedade contagense. Perfis que foram muito aplaudidos por centenas de pessoas presentes no plenário do Legislativo de Contagem.
O presidente da Câmara, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB), abriu a solenidade falando da importância de se reconhecer aqueles que prestam relevantes serviços para a cidade. Em seguida, o vereador Leo Motta (PSL) discursou em nome de todos os parlamentares, parabenizando os homenageados pela condecoração.
“É com muita alegria que, ao comemorarmos o aniversário de emancipação de Contagem, homenageamos aqueles que acreditaram e trabalharam com afinco, superando dificuldades, transpondo obstáculos, para promover uma qualidade de vida melhor para todos. Vocês, homenageados, com seu trabalho diário, constroem o desenvolvimento da cidade, dando a ela cada vez mais destaque no cenário nacional. Parabéns, gente guerreira!”, destacou o vereador.
Após a entrega das placas comemorativas, o prefeito Carlin Moura ressaltou a importância da construção conjunta de uma cidade melhor. “A força desta cidade está expressa aqui, pela presença tão significativa desse maravilhoso povo de Contagem. A força da nossa sociedade é construída no dia a dia pelo esforço de cada um. Temos o orgulho de comemorar o aniversário da cidade e de agradecer por tudo que foi feito; e a convicção que nosso futuro é cada dia mais abençoado, pelo trabalho de vocês”.
Encerrando a solenidade, o vereador Teteco, destacou que, nos 104 anos de Contagem, sua população tem muito o que comemorar. “Contagem tem sido um exemplo de desenvolvimento, com seu povo generoso, trabalhador e sábio, que recebe com carinho aqueles benfeitores que aqui chegam e buscam se unir a eles, para juntos construírem uma sociedade com mais justiça social. Parabéns, nobres homenageados. Parabéns, Contagem, pelos seus 104 anos de progresso”.
Homenageados
– Mac Dowell de Araujo – Indicado pelo Vereador Alex Chiodi
– Carlos Gentil Fernandes – Indicado pelo vereador Arnaldo de Oliveira
– Dawisson Belém Lopes – Indicado pelo vereador Daniel Carvalho
– Mauricinho do Sanduíche – ME – Indicado pelo vereador Decinho Camargos
– Rozana Aparecida Gonçalves da Silva – Indicada pelo vereador Eduardo Sendon
– Pastor Arivaldo Antônio Lacerda – Indicado pelo vereador Léo Motta
– Rene Gustavo Gonçalves Salviano – Indicado pelo vereador Fredim
– Luiz Gonzaga de Oliveira – Indicado pelo vereador Gil Antônio Diniz – Teteco
– Padre Moises de Jesus Lopes Pereira – Indicado pela vereadora Isabella Filaretti
– Paulo Garcia – Indicado pelo vereador Professor Irineu Inácio da Silva
– Padre Wagner de Aragão Brito Sobrinho – Indicado pelo vereador Ivayr Soalheiro
– Padre Renildo Andrade Maia – Indicado pelo vereador Jair Tropical
– Mauricio Moysés – Indicado pelo vereador Jerson Braga Maia – Caxicó
– Juvenil Francisco – Indicado pelo vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena
– Agostinho Fernandes da Silveira – Indicado pelo vereador Zé de Souza
– Dra. Ana Cristina Santos Alves Pereira – Indicada pelo vereador Beto Diniz
– Claudélia Marques Esteves – Indicada pelo vereador Obelino Marques da Silva
– Geraldo Arcanjo da Silva – Indicado pelo vereador Rodinei Ferreira Dias
– Padre João Augusto da Silva Indicado pela vereadora Silvinha Dudu
– Paulo Fernando de Souza – Indicado pelo vereador William Barreiro
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...