Mais de cem pessoas participaram, na tarde desta quarta-feira (02), do primeiro módulo do I Curso de Capacitação Legislativa, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem.
A abertura do Curso, que acontecerá todas as quartas-feiras até o dia 21 de outubro no plenário da Câmara, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Contagem e Presidente do Conselho Escolar da Escola do Legislativo, Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB), do diretor da Escola, vereador Eduardo Sendon (PSDB), do vice-prefeito, João Guedes, do presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) de Contagem, Lucas Guedes, além do presidente da Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC), Hugo Vilaça.
Após a abertura e as boas-vindas dadas por Teteco, Eduardo Sendon falou sobre a abrangência do público-alvo do Curso e da função conscientizadora da Escola do Legislativo.
“Essa é uma das muitas maneiras da Câmara servir à população. A Escola veio para fortalecer o trabalho Legislativo e aproximar a população deste Poder. Que essa capacitação seja muito útil na vida de cada um dos que estão aqui”, finalizou Sendon.
Por fim, Hugo Vilaça usou a palavra para reforçar que, com ações como o Curso de Capacitação Legislativa, Contagem mostra a sensibilidade de seus governantes. “Historicamente, quase todos os governos preferem que as pessoas estejam menos informadas e menos politizadas. Aqui, temos a mostra de que em Contagem a gente aponta para outro caminho, o da conscientização do cidadão”, analisou.
A primeira palestra foi da advogada Viviane França, que falou sobre as funções e as características do Poder Legislativo. Especialista em Ciências Penais, Coordenadora de Estágios da Câmara e Supervisora Pedagógica do Núcleo de Educação e Projetos Especiais da Escola do Legislativo, Viviane respondeu, ao final da exposição do tema, as dúvidas dos participantes.
Na próxima quarta-feira (09), o advogado Marius Carvalho vai falar sobre Proposições da Câmara e suas tramitações. Marius é Mestre em Direito processual e Bacharelando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais.
As ouvidorias são instrumentos legítimos criados para acolher as demandas da população e encaminhá-las aos órgãos competentes. Criada em 2013, a Ou...
“Facilitou muito a vida, principalmente para quem tem alguma deficiência ou dificuldade de mobilidade. Assim, não precisamos nos deslocar para luga...
O primeiro ano da 20ª Legislatura da Câmara de Contagem foi marcado por intensa produção legislativa: foram protocolados 583 projetos de lei (PL) e...