A Tribuna Livre da última reunião plenária, realizada no último dia 18, recebeu o ex-presidente da Câmara de Belo Horizonte, Betinho Duarte. Ele, que foi vereador da capital por 12 anos e esteve no cargo de presidente do Legislativo municipal de 2003 a 2005, falou a respeito da Campanha da Fraternidade de 2014, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que trata, este ano, do tráfico humano, e também da fundação e posse da diretoria do “Comitê Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas” em Contagem.
De acordo com o Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, os principais “produtos” desse comércio ilegal são mulheres e crianças, e envolve também turismo sexual, venda de órgãos, adoção ilegal, pornografia infantil e formas ilegais de imigração com objetivo de exploração do trabalho em condições de escravidão.
Segundo Betinho, o tráfico de pessoas é o terceiro “Comércio” mais lucrativo do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de armas e de drogas, movimentando cerca de 32 bilhões de dólares por ano, e envolvendo 400 milhões de pessoas. “É oportuno tratar deste assunto, já que faltam pouco mais de 80 dias para a Copa do Mundo. No que diz respeito à pedofilia e exploração sexual de mulheres, por exemplo, durante a Copa do Mundo da Alemanha foram ‘importadas’ 40 mil prostitutas. Na Copa da África do Sul, esse numero foi ainda maior, já que temiam a AIDS, que lá é epidemia. E aqui, no Brasil, a média de idade das garotas de programa é de 14 anos, isso se trata também de pedofilia!”.
Betinho aproveitou a oportunidade para parabenizar o vereador Obelino Marques (PT), que fez um requerimento solicitando a divulgação da campanha do Comitê Coração Azul em Contagem, e congratulou o Município pelo pioneirismo, já que Contagem foi a primeira cidade a montar um Comitê municipal da Campanha, lançada nacionalmente no Rio de Janeiro, com o apoio da Secretaria Nacional de Justiça, em 21 de outubro do ano passado.
“Parabéns, Contagem, por aceitar este desafio de forma determinada e corajosa. Vamos continuar defendendo nossas crianças, nossas mulheres, homens e idosos, vamos continuar construindo um mundo melhor, mais justo, pacífico e democrático. A cidade de Contagem é mais uma vez exemplo para Minas, para o Brasil e para o mundo”, finalizou.
Confira as imagens da reunião na Galeria de Fotos.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...