ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Campanha da Fraternidade 2014 foi um dos temas da Tribuna Livre desta semana

20 de março de 2014, por lorena.carazza

A Tribuna Livre da última reunião plenária, realizada no último dia 18, recebeu o ex-presidente da Câmara de Belo Horizonte, Betinho Duarte. Ele, que foi vereador da capital por 12 anos e esteve no cargo de presidente do Legislativo municipal de 2003 a 2005, falou a respeito da Campanha da Fraternidade de 2014, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que trata, este ano, do tráfico humano, e também da fundação e posse da diretoria do “Comitê Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas” em Contagem.

De acordo com o Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, os principais “produtos” desse comércio ilegal são mulheres e crianças, e envolve também turismo sexual, venda de órgãos, adoção ilegal, pornografia infantil e formas ilegais de imigração com objetivo de exploração do trabalho em condições de escravidão.

Segundo Betinho, o tráfico de pessoas é o terceiro “Comércio” mais lucrativo do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de armas e de drogas, movimentando cerca de 32 bilhões de dólares por ano, e envolvendo 400 milhões de pessoas. “É oportuno tratar deste assunto, já que faltam pouco mais de 80 dias para a Copa do Mundo. No que diz respeito à pedofilia e exploração sexual de mulheres, por exemplo, durante a Copa do Mundo da Alemanha foram ‘importadas’ 40 mil prostitutas. Na Copa da África do Sul, esse numero foi ainda maior, já que temiam a AIDS, que lá é epidemia. E aqui, no Brasil, a média de idade das garotas de programa é de 14 anos, isso se trata também de pedofilia!”.

Betinho aproveitou a oportunidade para parabenizar o vereador Obelino Marques (PT), que fez um requerimento solicitando a divulgação da campanha do Comitê Coração Azul em Contagem, e congratulou o Município pelo pioneirismo, já que Contagem foi a primeira cidade a montar um Comitê municipal da Campanha, lançada nacionalmente no Rio de Janeiro, com o apoio da Secretaria Nacional de Justiça, em 21 de outubro do ano passado.

“Parabéns, Contagem, por aceitar este desafio de forma determinada e corajosa. Vamos continuar defendendo nossas crianças, nossas mulheres, homens e idosos, vamos continuar construindo um mundo melhor, mais justo, pacífico e democrático. A cidade de Contagem é mais uma vez exemplo para Minas, para o Brasil e para o mundo”, finalizou.

Confira as imagens da reunião na Galeria de Fotos.

 

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem