Na primeira reunião plenária de 2016 da Câmara Municipal de Contagem, realizada na manhã desta terça-feira (02), os vereadores formaram uma comissão especial de parlamentares que ficarão responsáveis, dentre outras coisas, pelo acompanhamento das ações do governo municipal no combate ao mosquito da dengue.
Transmissor dos vírus da Dengue, Zika e chikungunya, o mosquito Aedes aegypti tem provocado mobilização dos governos Federal, Estaduais e Municipais, haja vista o crescente número de infectados e vítimas, além do agravamento dos sintomas.
A princípio, a comissão será formada pelos vereadores Ivayr Soalheiro (PDT), Leo Motta (PSL), Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT) e Alex Chiodi (SD). Quem iniciou a discussão sobre o tema e propôs a criação da comissão foi o vereador Ivayr Soalheiro.
Por meio de uma indicação, ele solicitou à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos que faça, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação, a limpeza das escolas municipais e Centros de Educação Infantil (Cemeis) da Região do Ressaca.
Segundo o vereador, que ressaltou ainda que a ação também precisa ser feita nas escolas municipais das demais regiões da Cidade, a proliferação do mosquito deve ser combatida nestes locais, já que neste mês se inicia o calendário letivo.
Ivayr lembrou da importância das brigadas da limpeza realizadas ao longo do ano passado pelo governo municipal em parceria com a população neste processo de eliminação dos focos do mosquito. “As brigadas do ano passado e as que iniciarão ainda este mês são de grande importância. Contagem apresenta, ainda, o menor índice de casos de contaminação pelo mosquito da Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas não podemos relaxar”, alertou.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...